A manutenção do sonho do tri da América do Inter depende de uma virada contra o River Plate. Após perder por 2 a 1 na Argentina, na semana passada, o Colorado precisa reverter o confronto no Beira-Rio nesta terça-feira (8), às 21h, para avançar para as quartas de final. GZH relembra cinco vezes em que o time gaúcho saiu atrás em mata-matas continentais e conseguiu a virada em Porto Alegre.
Como a Conmebol aboliu o critério que dava maior valor ao gol de visitante, qualquer vitória do Inter nesta terça-feira levará a decisão para os pênaltis. Para avançar no tempo normal, o Colorado precisará ganhar por, no mínimo, dois gols de diferença. Para o River Plate, o empate basta para ficar com a vaga nas quartas de final.
LDU (2006)
A campanha do primeiro título de Libertadores do Inter teve apenas uma derrota. Ela veio no jogo de ida das quartas de final para a LDU, em Quito, por 2 a 1. Os colorados precisaram de cinco semanas para a volta. Em um Beira-Rio lotado, Rafael Sobis e Rentería anotaram os gols que colocaram o time de Abel Braga na semifinal.
Banfield (2010)
A campanha do bi da América do Inter também teve uma virada em uma fase de oitavas de final. Diante do Banfield, que contava com o jovem colombiano James Rodríguez, então com 20 anos, o Colorado foi derrotado por 3 a 1 na Argentina. No Beira-Rio, os centroavantes Alecsandro e Walter marcaram os gols do 2 a 0 gaúcho. O Inter ficou com a vaga pelo critério que valorizava o gol como visitante.
Independiente (2011)
A última taça continental conquistada pelo Inter veio depois de uma derrota na Argentina. Na partida de ida da Recopa Sul-Americana, o time gaúcho sofreu uma virada de 2 a 1 para o Independiente. A volta no Beira-Rio foi de festa. Com dois gols de Leandro Damião e um de Kléber, o Colorado, treinado por Dorival Jr, venceu por 3 a 1 e ficou com a taça. Maxi Velázquez anotou o gol argentino.
Independiente Santa Fe (2015)
A última virada do Inter em uma Libertadores veio em 2015. O time treinado por Diego Aguirre levou 1 a 0 do Independiente Santa Fe, na Colômbia, e contou com um Beira-Rio lotado para obter uma sofrida classificação. O zagueiro Juan abriu o placar no começo do jogo e, nos minutos finais, o centroavante Rafael Moura fez o gol que confirmou a vaga na semifinal da competição.
Colo-Colo (2022)
Uma outra virada que serve de motivo para a confiança dos colorados ocorreu no ano passado. Nas oitavas de final da Sul-Americana, o Inter havia perdido para o Colo-Colo, no Chile, por 2 a 0, e ainda saiu perdendo o confronto de volta, no Beira-Rio. Com um grande poder recuperação, o time de Mano Menezes contou com gols de Alan Patrick, Edenilson, Alemão e Pedro Henrique para fazer o 4 a 1 que garantiu a vaga nas quartas de final.