Os clubes brasileiros seguem articulando a criação de uma ou mais de uma liga que atenda a seus interesses. No momento, dois blocos estão na pauta, mesmo que já com dissidentes: Forte Futebol e a Libra.
Assunto de importância fundamental para o futuro e sobrevivência de muitos clubes brasileiros, o tema será pauta de uma Sessão Extraordinária do Conselho Deliberativo do Inter, convocada para a próxima segunda-feira (19).
O Inter, liderado por Alessandro Barcellos, defende o Forte Futebol, grupo que prega a adoção de modelo de distribuição que reduz a diferença entre quem arrecada mais e menos. Porém, com os bastidores agitados nos debates dos dirigentes dos clubes e também em ano eleitoral em várias equipes, entre elas o próprio clube gaúcho, as discussões se tornam cada vez mais acaloradas.
Diz a nota de convocação assinada pelo presidente do Conselho Deliberativo, Sergio Juchen, e pela primeira secretária, Vânia Damin:
"Consoante o disposto no artigo 31, I, do Estatuto do Sport Club Internacional e no artigo 3°, I, do Regimento Interno do Conselho Deliberativo, e tendo com fundamento os interesses e o futuro do Clube, convocamos os (as) Conselheiros (as) para Sessão Extraordinária a realizar-se de forma presencial, em 19 de junho de 2023, segunda-feira, ás 19h30min, em primeira convocação, e, não havendo quórum, meia hora depois, em segunda convocação, com qualquer número de Conselheiros (as), para tratar da seguinte Ordem do Dia:
I - Leitura da convocação, e,
II - Apresentação pelo Conselho de Gestão do histórico, da cronologia e da situação atual do tema em relação à criação de uma Liga pra o Futebol Brasileiro"
A reunião promete muitos debates, até porque o assunto gera discordância no ambiente do Conselho Deliberativo colorado, tanto que reuniões anteriores foram marcadas por discussões fortes, que geraram adiamento e cancelamento.