O sonho é buscar o bicampeonato do Brasileirão Feminino sub-20. Únicas campeãs da categoria, as Gurias Coloradas conquistaram o título na última temporada, ao vencerem o São Paulo na decisão. Ao todo, o time gaúcho acumulou 10 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Além de ter marcado 46 gols e sofrido apenas sete.
Para ir em busca de mais uma taça, as Gurias Coloradas contarão com um novo comando. O técnico David da Silva despediu-se da equipe na última temporada e, a partir de então, Elvis Tórgo assumiu o comando do time. Em 2022, conquistou o Gauchão sub-17 à frente do grupo. Agora, estreará como treinador numa competição nacional.
— A comissão e as jogadoras querem esse título, mantê-lo aqui no Rio Grande do Sul. Acho que temos uma equipe muito forte, comissão totalmente nova. Então, estamos fazendo um trabalho bom: campeão gaúcho, campeão da Copa Siapergs. Estamos bem esperançosos de que faremos um ótimo Campeonato Brasileiro — explica o técnico em entrevista a GZH.
Junto dele, algumas meninas chegaram ao Inter e estão sendo integradas ao elenco. A lateral Áhlice, por exemplo, vinda do Corinthians. Além da meio-campista Letícia Camilotti, também, que retornou ao clube em 2023.
— Nosso time é muito novo ainda, estamos com uma mescla de meninas sub-17 e sub-20. Estamos praticamente com a mesma base campeã gaúcha (do sub-17) e com algumas meninas que baixaram do profissional. Então, vamos tentar fazer um Brasileirão com futebol bem intenso, com velocidade. Esperamos confrontos bem interessantes contra Corinthians, Ferroviária, América-MG, São Paulo. Jogos interessantes para as meninas que têm grande projeção no clube — reitera.
Por outro lado, o Inter também contará com atletas experientes que, inclusive, foram campeãs sub-20 na última temporada. Entre elas, a meia Bárbara e a atacante Alice, por exemplo.
— São meninas que têm uma experiência, e a Copa Siapergs mostrou que defensivamente estamos muito bem, precisa melhorar um pouco mais a transição, o ataque-defesa — ressalta.
Há, ainda, a expectativa de contar com meninas do elenco profissional na competição sub-20. A lateral Carol Gil, as zagueiras Guta e Carlinha, as atacantes Priscila e Tamara Bolt, por exemplo, podem disputar o campeonato. No entanto, não há certeza de que estarão em campo.
— Gostaria de contar com todas, mas dependo do Maurício Salgado (risos). O objetivo é que as meninas desçam para ter minutagem, para chegarem no profissional no nível que ele deseja. Elas jogam para nós para ter a melhora no profissional, este é o intuito. Mas, infelizmente, não tenho os nomes para confirmar (risos). Estou bem contente com esse grupo que tenho em mãos. Não é o mesmo que jogamos a Copa Siapergs, mas praticamente 90% é aquele time ali — afirma.
Nova fórmula e estreia contra o Corinthians
Nesta temporada, o Brasileirão Feminino sub-20 teve uma mudança na fórmula. As 20 equipes participantes foram divididas em quatro grupos e se enfrentarão em partidas de turno e returno, totalizando 10 rodadas, para definir os classificados. O Inter está no Grupo 1, junto de Grêmio, Juventude, Atlético-MG e Coritiba. As Gurias Coloradas duelarão com São Paulo, Santos, Ferroviária, Corinthians e América-MG na fase inicial.
— O grupo gostou, porque a gente pode jogar em casa, não fica só sediado em São Paulo, com a torcida deles. São jogos de ida e volta. Esperamos que em casa a gente faça o fator local valer. Nós queríamos jogar contra as fortes para ver a nossa força, ver os resultados do nosso treinamento, que se iniciou em dia 5 de janeiro. Então, botar em prática tudo que trabalhamos nesses meses — complementa.
— Vai ser muito difícil, mas a equipe está preparada. Estamos treinando forte, muda esquema, muda o jeito de jogar, estamos com uma projeção alta.
A estreia será contra o Corinthians, na próxima quinta-feira (16), às 15h, no Parque São Jorge.
— É muito difícil, na casa do adversário. Então, vai ser um jogo bem difícil. Estamos estudando o time do Corinthians, são meninas que baixaram do profissional, porque o principal contratou muitas atletas. Então, vai ser uma equipe bem forte. Estamos projetando um confronto muito difícil com o Corinthians, mas esperamos sair com a vitória ou com um resultado positivo — finaliza.