No início do Gauchão, quando a equipe apresentava oscilações, Mano Menezes prometeu que o Inter estaria pronto nas semifinais. A classificação para fase seguinte era a única meta determinada aos jogadores, e quanto ao desempenho, havia expectativa de crescimento com o passar das rodadas e a chegada de reforços. Encerrada a fase classificatória, os reforços ainda não tiveram muito tempo em campo e o desempenho segue de altos e baixos, provocando o questionamento: que Inter veremos na fase decisiva do Estadual?
— Na hora da dificuldade, o time mostrou um potencial grande. Respeitando as equipes que se classificaram, nós vamos entrar fortes. Como também aconteceu no Campeonato Brasileiro do ano passado — projetou Sidnei Lobo, auxiliar de Mano Menezes, suspenso da partida contra o Esportivo.
A vitória sobre o time de Bento Gonçalves por 4 a 1 deixou algumas certezas, mas também manteve incógnitas. A principal delas é na vaga de centroavante, que consequentemente pode mexer na ponta esquerda. Em pouco tempo em campo, Luiz Adriano colaborou com o gol de Alan Patrick no Gre-Nal e deixou sua marca no reencontro com o Beira-Rio.
Suspenso, o artilheiro Pedro Henrique ficou fora do jogo diante da equipe de Bento Gonçalves e viu Wanderson, quem Mano definiu como seu principal concorrente, colaborar com duas assistências. E ainda há Alemão, que novamente entrou e marcou um gol.
— Luiz Adriano foi bem, o Pedro Henrique vinha bem. Uma dor de cabeça boa para o treinador. Mais uma opção importante. O Pedro retorna, mas não sei se vai jogar. Não sei se será ele, o Luiz Adriano, o Wanderson ou Alemão. O importante é que todos estejam focados para que a gente consiga brigar pelo título — destacou o auxiliar técnico colorado.
"Dor de cabeça" também foi a expressão utilizada por Luiz Adriano na saída de campo. O centroavante reencontrou o Beira-Rio e pôde comemorar com seus familiares, espalhados pelas arquibancadas, o gol que garantiu a virada para o Colorado.
— O grupo está cada vez mais forte. Feliz em ter marcado no Beira-Rio, com essa torcida maravilhosa, e poder ajudar da melhor maneira possível — disse Luiz Adriano.
Outra incógnita para a reta decisiva do Gauchão é a primeira função do meio-campo. Com Baralhas fora e Johnny preservado, o escolhido na partida de sábado (11) foi Matheus Dias, que teve bom desempenho. Quando o norte-americano entrou no jogo, atuou como meia-direita. Para Sidnei Lobo, Dias está pronto para iniciar os jogos e surpreendeu a comissão técnica.
— Ele vem evoluindo muito. Tem dado uma resposta positiva desde o final do Campeonato Brasileiro e fez uma pré-temporada excepcional. É mais um jogador que vem demonstrando que tem condições de ser titular. É um jogador interessante, que está aproveitando as oportunidades. Uma grata surpresa para nós. Vamos analisar os fatos, como vamos encarar os adversários — destacou.
Por outro lado, a fraca atuação em mais uma oportunidade para Mário Fernandes deixou claro que Bustos é o titular do Inter. O argentino atuou por poucos minutos, mas o suficiente para demonstrar superioridade sobre o companheiro de posição. Esta é uma certeza para Mano Menezes. No gol, se a lógica utilizada pela comissão técnica na temporada passada for mantida, Keiller retornará nas semifinais contra o Caxias.
O time da Serra foi quem mais deu trabalho ao Inter nos confrontos do Beira-Rio no Gauchão e por pouco não saiu vencedor. Nas semifinais, serão confrontos de ida e volta, com novos cenários para o Colorado enfrentar.