O Inter apresentou ao Conselho Deliberativo o planejamento orçamentário para 2023. Entre os valores destacados, consta a projeção do que será destinado ao futebol feminino na próxima temporada: R$ 7,7 milhões — cerca de R$ 1,5 milhão a menos do que em 2022. O plano entregue aos conselheiros será votado em reunião na próxima segunda-feira (12).
O corte vai de encontro ao que disse o presidente Alessandro Barcellos em entrevista a GZH, no início de dezembro. À época, o mandatário colorado afirmou que ocorreria manutenção no valor de 2022 para a próxima temporada.
— É importante o torcedor colorado saber e entender que nós mais do que triplicamos o orçamento do futebol feminino. Talvez, tenhamos quatro vezes mais (na minha gestão). E há a manutenção deste valor para o ano que vem. Então, nós vamos praticamente manter o orçamento deste ano como diretriz financeira. Como diretriz técnica, temos profissionais para tomar decisões de montagem de grupo, de reformulações, que tem de fazer — explicou Barcellos, à época.
A diminuição no orçamento também foi um dos motivos alegados pelo clube para não renovar com Fabi Simões, a maior artilheira das Gurias Coloradas. Em entrevista a GZH, ela contou que o Inter ofereceu uma redução salarial para estender seu contrato.
— Eles falaram que baixaram o orçamento (do feminino) e como eu tinha propostas (de clubes) que também acreditam muito no meu trabalho e na minha valorização, entendo que eles não fizeram questão (da renovação) — contou.
Em 2022, as Gurias Coloradas chegaram, pela primeira vez, à final do Brasileirão Feminino. Na ocasião, acabaram perdendo o título para o Corinthians. Posteriormente, ainda ficaram com os vices de Gauchão e Ladies Cup.
Além disso, nas categorias de base, o Inter ficou entre os três melhores times em todas as competições que disputou. As Gurias Coloradas foram campeãs de Gauchão sub-17, Brasileirão sub-20 e sub-17. Enquanto, na Libertadores sub-14 alcançaram a terceira colocação. E na Copa Nike sub-17 foram vice.
A temporada exitosa fez com que o clube subisse quatro posições no ranking da CBF. Agora, as Gurias Coloradas ocupam a terceira colocação, atrás apenas de Corinthians (11.680) e Ferroviária (8.848).