A pré-temporada do Inter começou oficialmente na quarta-feira (14) da semana passada. Os primeiros trabalhos com bola, comandados pelo técnico Mano Menezes, foram realizados no terceiro dia de atividades. A preparação visa a estreia no Gauchão, prevista para ocorrer no dia 21 de janeiro, contra o Juventude, em Porto Alegre.
— Teremos um ano longo, com grandes competições. Competições importantes. Um calendário grande, de novo, e tenho certeza que todos os jogadores que estão aqui têm a capacidade de, seja em que momento for, dar a sua parcela importante de contribuição. Vamos enfrentá-lo (2023) de peito aberto e de cara limpa — destacou Mano Menezes.
Até agora, o Colorado anunciou apenas uma contratação, a do lateral-direito Mário Fernandes, que estava no CSKA, da Rússia. A expectativa é de que, a partir da virada do ano, mais atletas devam desembarcar no Beira-Rio. Porém, a um mês para a estreia na nova temporada, as opções para cada função são as seguintes:
Goleiros
Keiller desbancou Daniel ao longo de 2022 e assegurou a titularidade. O goleiro de 26 anos até chegou a ser sondado pelo Vasco, mas a ideia de direção é mantê-lo. Em relação a Daniel, o futuro é incerto. Em busca de novos ares, o atleta pode ser negociado. Além dele, o treinador colorado conta com duas opções da base: Emerson Júnior e Anthoni.
Zagueiros
Destaque no Brasileirão em que o Inter terminou com o vice-campeonato, a dupla formada por Vitão e Mercado está mantida. Ao menos até junho de 2023, quando o contrato de Vitão se encerra. O Inter segue em conversas com o Shakhtar Donetsk para acertar a compra do jovem defensor.
As alternativas para o setor são Moledo, de contrato renovado, e Kaique Rocha. Há também Igor Gomes, que chegou no meio da atual temporada, e Felipe, de 19 anos, recém promovido ao elenco principal.
Laterais
O lateral-direito Mário Fernandes é a única novidade no grupo até o momento. O jogador de 32 anos, que fez carreira na Rússia, veio para ser reserva de Bustos. No outro lado, a titularidade é de Renê, com Thauan Lara, de 18 anos, sendo a primeira opção.
— Comecei como zagueiro e depois passei para a lateral. Estou aqui para ajudar o Inter onde o Mano me utilizar. É um time muito forte, com grandes jogadores. Chega aqui para ajudar. Quando o Mano achar que devo jogar, vou estar à disposição. Chego com humildade para ajudar o Inter — ressaltou Mário Fernandes.
Meio-campo
É o setor em que o Colorado mais tem se movimentado na busca por reforços, embora ainda não tenha feito anúncios. Além de Liziero, que foi devolvido ao São Paulo, o clube está prestes a se desfazer de Edenilson, em negociação com o Atlético-MG, e Taison, que tem vínculo apenas até abril. Há ainda o caso da Gabriel, que se recupera de uma grave lesão no joelho e só deve ficar à disposição no segundo semestre.
Os volantes disponíveis no momento são Johnny, De Pena e Matheus Dias. Lucas Romero, do Independiente, ficou próximo de um acerto, mas uma reviravolta na negociação deve colocá-lo no León, do México. Sobre Taison, caso o camisa 7 vá embora, a direção colorada irá atrás de um meia que possa revezar com Alan Patrick.
Ataque
No setor ofensivo, Gustavo Maia foi a única baixa até o momento. No entanto, David desperta interesse de outras equipes do futebol brasileiro e ainda pode sair. O Inter se movimento, no momento, para assegurar as permanências de Wanderson e Pedro Henrique. O primeiro será comprado junto ao Krasnodar, da Rússia, enquanto o segundo tem contrato em vigor, mas pleiteia uma valorização salarial.
Outro foco está na procura por um novo centroavante. Como Mikael não se apresentou nas melhores condições físicas e Braian Romero pode se transferir para o Tijuana, uma nova alternativa, que possa disputar posição com Alemão, será buscada. Lucca, artilheiro do sub-20 neste ano, treina com o time profissional e corre por fora.
Provável time
Avaliando o grupo atual, que pouco se modificou, contando apenas com o reforço de Mário Fernandes, uma provável escalação para a partida diante do Juventude, no dia 21 de janeiro, teria: Keiller; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Johnny e De Pena; Mauricio, Alan Patrick e Wanderson (Pedro Henrique); Alemão.