*Colaboração de Bruno Flores
As adaptações no calendário do futebol em razão da disputa da Copa do Mundo entre novembro e dezembro fazem com que o hiato de jogos no Brasil seja maior que o habitual. Com o encerramento do Brasileirão no último final de semana e o início dos estaduais previsto apenas para 14 de janeiro de 2023, a movimentação dos clubes no mercado tem sido discreta neste momento. No caso do Inter, as primeiras ações envolvem atletas que estão no elenco. Após a renovação de Gabriel Mercado, o clube confirmou no final da tarde de quinta-feira (17) a permanência de Rodrigo Moledo para 2023.
A negociação entre Inter e Rodrigo Moledo foi desde o início tratada com cautela. Inicialmente, o clube teve cuidado ao esperar pela recuperação do zagueiro de sua última lesão muscular. O jogador havia voltado a atuar em abril após 14 meses de inatividade. Ainda que tenha mostrado um bom nível, se consolidando como titular de Mano Menezes, uma lesão muscular em maio o afastou dos gramados por mais um mês.
Rodrigo Moledo ainda teve um novo problema muscular em julho, na derrota para o Palmeiras, em São Paulo, pela última rodada do 1º turno do Campeonato Brasileiro. Durante esse período, Gabriel Mercado e Vitão se afirmaram como dupla titular. Quando retornou, o camisa 4 acabou sendo opção no banco de reservas, mas voltou a ganhar chance quando Gabriel Mercado foi para o departamento médico, por uma lesão sofrida no empate com o Flamengo, no Maracanã, em 10 de outubro, também por um problema muscular.
A ausência do argentino abriu caminho para Moledo ganhar sequência na reta final do Campeonato Brasileiro. O zagueiro atuou nos 90 minutos de seis partidas, o que mostrou uma resposta física além de bom rendimento, chaves para referendar o desejo da diretoria por sua renovação.
A proposta do Inter a Moledo foi de um contrato até o final do ano com um salário-base e gatilhos de aumento de acordo com o número de participações dele. O jogador aceitou esse modelo, mas havia ainda no começo desta semana um desacordo quanto ao salário. A diferença entre o proposto pelo clube e o que queria o atleta girava em torno de R$ 50 mil. Essa diferença foi resolvida na quinta-feira e o clube anunciou no final da tarde a permanência do defensor.
Rodrigo Moledo, de 35 anos, esteve em campo em 23 partidas em 2022, 14 delas como titular. Mercado também estendeu seu vínculo até o final de ano que vem. A situação a ser resolvida na zaga diz respeito a Vitão. O atual contrato do zagueiro termina em junho e foi feito pela normativa da Fifa que liberou atletas de clubes ucranianos e russos a assinarem com outras equipes em razão da guerra entre os dois países. Se não houver outra determinação semelhante da entidade máxima do futebol em razão da continuidade do conflito, o Inter terá de negociar com o Shakhtar Donetsk para poder contar com Vitão para o segundo semestre.
Rodrigo Moledo em 2022
- 23 jogos (14 como titular)
- 1.310 minutos jogados