A temporada 2022 do Inter foi marcada pela consolidação de jogadores que chegaram sem muito alerde e ganharam a confiança da torcida, casos de Vitão, Carlos de Pena, Pedro Henrique e Wanderson. Por outro lado, nomes que iniciaram o ano como titulares indiscutíveis perderam protagonismo e estão mais próximos de deixar o Beira-Rio do que recuperar espaço para 2023. São os casos do goleiro Daniel, do volante Edenilson e também do meia-atacante Taison.
Edenilson e Taison iniciaram o ano como dois dos principais titulares. O primeiro como capitão e referência na idolatria da torcida enquanto o outro ainda almejava um lugar na lista de Tite para a Copa do Mundo do Catar. No caso de Taison, a perda de protagonismo ocorreu no período de chegada de Alan Patrick e da troca da comissão técnica.
Alan Patrick aproveitou as oportunidades dadas por Mano Menezes para se afirmar na equipe. A ascensão de Mauricio colaborou para as chances de Taison serem ainda mais escassas. O camisa 7 também lidou com problemas pessoais fora do campo, com as mortes do irmão Leandro Freda e do pai, Admir Freda, e também quando apontado como responsável pela greve feita pelos jogadores do Inter antes um treino em junho. Taison sempre negou ter sido o líder do movimento, mas chegou a ser vaiado no Beira-Rio logo após o caso, o que foi superado em suas últimas aparições no Brasileirão.
Contra o Palmeiras, o meia-atacante voltou a iniciar uma partida depois de quatro meses. Mesmo tendo contrato até abril, ele deixou aberta a possibilidade de deixar o clube. O Cruzeiro tem interesse na sua contratação.
— Eu tive forças para me levantar, tive minha família. Todos os dias sinto falta do meu pai, do meu irmão. São coisas do futebol que algumas vezes a gente não tem força para sair, fica dentro do quarto, pensa em tudo, até em parar de jogar bola, mas eu preciso tirar forças porque tem muita gente que depende de mim. Tenho que pensar bastante, tem coisas que não cabem a mim. Eu tenho contrato até abril, tem clubes que já vieram me procurar, mas vou decidir com a minha família — desabafou Taison, no gramado do Beira-Rio, com o filho Santiago no colo.
Mano revelou desejo de sair de Edenilson
No caso de Edenilson, a perda de espaço passou a ocorrer depois da eliminação na Copa Sul-Americana, em agosto. Marcado pelo pênalti perdido contra o Melgar, o camisa 8 passou a ser o principal alvo das cobranças da torcida. Até mesmo a possibilidade de ser preservado de jogos no Beira-Rio foi cogitada, mas o técnico Mano Menezes refutou a ideia. O treinador colorado, porém, revelou em setembro que Edenilson havia manifestado o desejo de deixar o clube.
Publicamente, Inter e o jogador não confirmam uma negociação para a saída. A informação é de que o clube não recebeu ainda nenhuma proposta pelo camisa 8, mas não deverá se esforçar para mantê-lo caso chegue uma oferta.
No último domingo, após a partida contra o Palmeiras, o presidente Alessandro Barcellos foi questionado sobre a situação dos dois e evitou confirmar a tendência de saída.
— Conversamos sobre futuro, mas em relação ao Taison ou a qualquer outro jogador, nós preservamos o diálogo, salvo uma questão ou outra, como o Mercado. Mas temos prazo com o Taison. Disse pra ele aproveitar as férias. Vamos falar isso depois das férias para ter uma conversa mais tranquila. Edenilson tem contrato, é um jogador valorizado, no momento certo vamos informar o grupo que vai começar o ano que vem. Tem muita coisa para rolar, não podemos precipitar — sustentou.
Futuro de Daniel no Inter deve ser definido nos próximos dias
Se Edenilson e Taison devem definir suas situações apenas após o período de férias, o goleiro Daniel pode ter sua saída confirmada nos próximos dias. Nesta semana, uma reunião entre o seu empresário, Maickel Portela, e os dirigentes colorados deve encaminhar o rumo da carreira do atleta de 28 anos.
Daniel tem contrato com o Colorado até o fim de 2023. Também por isso, a ideia do estafe do jogador é que a conversa sirva para entender como o Inter pretende aproveitá-lo na próxima temporada. Por outro lado, há certeza que o goleiro receberá propostas a partir da abertura da janela de transferências. Logo, há grandes chances de ser negociado, se este também for o desejo do clube gaúcho.
Recentemente, a esposa do jogador respondeu a uma publicação de torcedores sobre Marcelo Lomba ter alcançado o título do Brasileirão pelo Palmeiras.
"Graças a essa torcida do Inter é que os atletas saem do clube e se tornam felizes e vencedores. Os torcedores ainda não perceberam que chegará um tempo que ninguém mais jogará no Inter", disparou Patriane Melo em rede social.
Daniel havia se afirmado como titular em 2021 ainda com Marcelo Lomba no elenco. Ele iniciou 2022 nesta situação, mas perdeu a posição para Keiller após ter ficado afastado por uma lesão no olho. O jogador sequer foi relacionado para o confronto com o Palmeiras, na última rodada do Brasileirão.
*Com informações do repórter Bruno Flores
Edenilson
Em 2021
- 54 jogos (49 como titular)
- 4.206 minutos
- 15 gols
- 10 assistências
- 1 expulsão (Palmeiras)
- 1 pênalti perdido (Olimpia)
Em 2022
- 54 jogos (46 como titular)
- 2.053 minutos
- 10 gols
- 5 assistências
- 2 pênaltis perdidos (Ypiranga e Melgar)
Taison
Em 2021
- 29 jogos (23 como titular)
- 2.197 minutos
- 4 gols
- 1 assistência
Em 2022
- 34 jogos (16 como titular)
- 1.700 minutos
- 4 gols
- 5 assistências
- 1 pênalti perdido (Melgar)
Daniel
Em 2021
- 32 jogos
- 2.880 minutos
- *Ganhou a titularidade após a chegada de Diego Aguirre, a partir da 6ª rodada do Brasileirão
Em 2022
- 46 jogos
- 4.140 minutos
- * Perdeu a titularidade após ter sofrido uma lesão no olho, em setembro