O Inter iniciou nesta segunda-feira (19) os primeiros treinamentos de sua pré-temporada no Vila Ventura Ecoresort, em Viamão, onde a delegação ficará concentrada até a próxima quinta-feira, com atividades em dois turnos antes do recesso de fim de ano. Enquanto no campo Mano Menezes e sua comissão técnica trabalham com os jogadores, a diretoria tem a missão de buscar fora dele os reforços que completarão o elenco que iniciará 2023 tendo a retomada da hegemonia do Gauchão como primeiro objetivo.
Uma posição que gera debate sobre a necessidade de contratação é a de centroavante. Em 2022, marcado pela saída de Yuri Alberto logo após a estreia no Gauchão, o Inter fez quatro contratações para a função. Foi Alemão, quem chegou com a menor das expectativas, que se afirmou como titular terminando o ano com 10 gols.
Depois do fracasso de Wesley Moraes, que teve o encerramento do empréstimo antecipado para o meio do ano, o Colorado apostou em duas contratações: Braian Romero e Mikael.
O argentino, porém, não deverá ser aproveitado por Mano Menezes no próximo ano. Ele sequer participa dos treinos em Viamão. Com uma proposta Tijuana-MEX, o argentino pediu um tempo para pensar sobre a possibilidade de mudança para o México.
Mesmo que não aceite ir para o Tijuana, dificilmente Romero seguirá no Inter. Ainda que publicamente a diretoria o trate como jogador do clube.
— Nós temos hoje no plantel quatro jogadores para essa posição. Alemão, Braian, Mikael e a subida do Lucca (garoto da base). Achamos que temos aí qualidade para fazer um bom ano com esses jogadores. Não é uma questão de prioridade zero. É evidente que o Inter está atento ao mercado. Esta é uma das missões mais difíceis dentro do mercado do futebol — disse o presidente Alessandro Barcellos na reapresentação do elenco, na semana passada.
O motivo para o Inter manter a cautela nos microfones é a preocupação com a questão financeira, pois centroavante é tratado como artigo raro no mercado e os bons têm valores altos.
— Nós não temos capacidade financeira de fazer um grande investimento. Mas podemos ter condições de trazer jogadores de outras formas. Envolvendo percentual de um jogador nosso, comprando apenas um percentual, dentro de uma forma que se consiga pagar dentro de um fluxo — admitiu Barcellos.
Situação de Mikael
Enquanto Braian Romero não teve o desempenho esperado nas oportunidades recebidas em 2022, Mikael praticamente não esteve à disposição de Mano Menezes. O centroavante chegou em más condições físicas e atuou por apenas 10 minutos na eliminação para o Melgar, na Sul-Americana, em agosto.
Para as férias, Mikael recebeu orientações para realizar trabalhos complementares com acompanhamento dos clubes. No entanto, a forma como ele se apresentou para a pré-temporada esteve aquém do esperado. Não é descartado que o jogador tenha até mesmo antecipado o término do seu empréstimo da Salernitana-ITA, cujo o contrato vai até julho de 2023.
Braian Romero
- Proposta de empréstimo para o Tijuana-MEX até o fim de 2023
- Contrato com o Inter até o final de 204
- Pelo Inter: 18 jogos (3 como titular), 2 gols
Mikael
- Pertence à Salernitana-ITA
- Contrato de empréstimo até julho de 2023
- Pelo Inter: 1 jogo