A temporada de 2022 significou uma nova realidade para Edenilson no Inter. O meio-campista perdeu o posto de titular absoluto da equipe, apesar de ter sido utilizado em muitas ocasiões no decorrer do Brasileirão. O futuro do jogador é incerto pela relação desgastada e por causa do interesse de outros clubes. Ele fez uma avaliação sobre o ano:
— Mais uma vez encerro uma temporada contente em conseguir manter o nível das atuações e conseguir ajudar o time na busca das vitórias e objetivos. Isso é resultado do trabalho diário com todos aqui no Inter e eu nunca deixei de trabalhar. Agora é descansar e acompanhar o Brasil na Copa do Mundo — disse Edenilson, em comunicado via assessoria de imprensa.
No total, o camisa 8 atuou em 54 partidas. Foram 10 gols e cinco assistências. Ele foi reserva em apenas oito compromissos.
Para 2023, a saída de Edenilson do Beira-Rio não está descartada. O meio-campista desperta o interessa de outros clubes brasileiros. O Santos, de Odair Hellmann e Paulo Roberto Falcão, analisa investida no atleta que está no Colorado desde 2017 e soma 306 duelos.
O profissional já manifestou o desejo de ser negociado. Apesar de contar com a admiração de Mano Menezes, o volante possui relação desgastada com a torcida e acredita que a mudança seria positiva para a sequência de carreira. O vínculo entre as partes tem duração até o final de 2024.