A goleada de 4 a 1 sobre o Colo-Colo não trouxe apenas boas notícias para o Inter. O meia Alan Patrick, que deixou a partida ainda no primeiro tempo com dores na coxa esquerda, teve confirmada nesta quinta-feira (7) uma lesão muscular no local. O tempo previsto de parada é de quatro semanas, o que deixa o camisa 10 como dúvida para o jogo de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana contra o Melgar-PER, na primeira semana de agosto.
Se preocupa para o confronto com os peruanos, Alan Patrick será desfalque em uma sequência de jogos importantes do Inter no Campeonato Brasileiro. Após receber o América-MG, na próxima segunda-feira, o Colorado irá enfrentar quatro adversários da parte de cima da classificação. Atualmente quinto colocado, o time de Mano Menezes vai encarar, pela ordem, Athletico-PR (atual vice-líder), São Paulo (7º), Palmeiras (1º) e Atlético-MG (3º) antes de viajar para o compromisso em Arequipa com o Melgar.
O tamanho do peso da perda de Alan Patrick aparece nos números. Desde sua estreia, no segundo tempo do empate com o Juventude, em 8 de maio, o Inter só sofreu duas derrotas. Uma delas foi para o Botafogo, quando ele sentiu um problema muscular e saiu no intervalo, no momento que o Colorado vencia a partida.
A importância de Alan Patrick também aparece nos números. O gol que iniciou a reação colorada contra o Colo-Colo foi o terceiro dele nesta volta ao Beira-Rio. Ele ainda tem duas assistências e aparece bem na construção das jogadas. O site de estatísticas Sofascore mostra que o camisa 10 deu em seus 11 jogos pelo Inter um total de 17 passes decisivos, um dado que leva em conta todas as bolas tocadas para um companheiro finalizar ou dar uma assistência para outro jogador.
Apenas no Brasileirão, Alan Patrick tem uma média 1,7 passes decisivos por jogo, sendo o líder do Inter no quesito. Edenilson (1,6), Carlos De Pena, (1,4), Fabricio Bustos (1,3) e Taison (1,2) fecham o top 5 do clube na competição nesse dado.
Substituto definido
O substituto natural é Taison. Foi ele quem entrou aos 37 minutos do jogo contra o Colo-Colo, quando Alan Patrick sentiu a lesão, e também atuou diante de Ceará e Coritiba, partidas nas quais o camisa 10 esteve ausente. A goleada sobre o Coxa, aliás, marcou a primeira vez que Taison iniciou uma partida com Mano Menezes já que estava no departamento médico quando o treinador chegou ao Beira-Rio e acabou não tendo espaço no time titular no seu retorno justamente por conta da boa fase de Alan Patrick.
Após aquele jogo, quando concedeu uma entrevista na qual se defendeu das acusações de que havia sido o líder da greve dos jogadores, no começo do mês passado, Taison brincou com a situação sobre Alan Patrick já que contribuiu para a vinda do meia para o Beira-Rio.
— Eu sei do meu momento, sei que tenho que esperar. Esses dias até escutei uma brincadeira de que eu trouxe o Alan Patrick e arrumei um problema para mim. Mas foi um problema bom porque o Alan está jogando muito e quero que volte logo – disse na ocasião, quando o camisa 10 foi desfalque por um desconforto muscular.
Taison oferece uma característica diferente de Alan Patrick na equipe. Atacante de origem, ele costuma carregar mais a bola do que o titular, mas também mostra boas participações servindo os companheiros. O camisa 7 acumula seis assistências na temporada, sendo o líder do elenco neste quesito.
A dúvida que fica sobre Taison é em relação à capacidade física para ele ser o titular durante todo o período ausência de Alan Patrick. Os cinco jogos que o Inter terá pelo Brasileirão até o compromisso da Sul-Americana serão realizados em um período de 20 dias, o que dá uma média de um compromisso a cada quatro dias.
Taison só disputou cinco partidas seguidas uma vez nesta temporada. Foi entre a ida da semifinal do Gauchão, o Gre-Nal perdido por 3 a 0, no Beira-Rio, e o empate com o Guaireña, também em casa, pela Sul-Americana. Só que nesse período o Inter ficou duas semanas sem jogos em razão da eliminação no Estadual.
Alan Patrick no Brasileirão
- 9 jogos (8 como titular)
- 2 gols
- 2 assistências
- 15 passes decisivos
Alan Patrick na Sul-Americana
- 2 jogos (2 como titular)
- 1 gol
- 2 passes decisivos
TOTAL
- 11 jogos ( 10 como titular)
- 3 gols
- 2 assistências
- 17 passes decisivos
Calendário do Inter até a Sul-Americana
- América-MG (C), 11/7
- Athletico-PR (F), 16/7
- São Paulo (C), 20/7
- Palmeiras (F), 24/7
- Atlético-MG (C), 31/7
- Melgar (F), 2, 3 ou 4/8