Com contrato até o final de 2022 com o Inter, Marcos Guilherme negocia para rescindir amigavelmente o contrato com o clube. Nos últimos meses, o atacante esteve cedido ao Santos, por empréstimo, mas o clube paulista já anunciou que não renovará o vínculo. Com isso, a tendência é de que um acordo seja buscado e o profissional fique livre no mercado.
Anunciado para a temporada de 2020, o atleta fez 61 partidas pelo Colorado marcando sete gols. Porém, sempre teve atuações contestadas e enfrentou dificuldades para se manter entre os titulares. O elenco de jogadores sempre o apoiou internamente para tentar buscar melhores atuações no próprio Beira-Rio. A opção do estafe foi a saída para a Vila Belmiro em busca de mais oportunidades.
Em território paulista, em 2021, Marcos Guilherme chegou a ser titular, mas perdeu espaço com a chegada do técnico argentino Fabián Bustos nos últimos meses. Ele já foi liberado em maio para definição do futuro.
Com seis meses de contrato com o Inter, os agentes tentam a liberação antecipada do vínculo para sequência da carreira. A informação foi inicialmente divulgada pelo Uol Esporte e confirmada por GZH com os envolvidos. Os dirigentes gaúchos entendem que a rescisão antecipada, desde que seja sem custos elevados, é uma boa oportunidade para aliviar os gastos, já que não há intenção de aproveitamento. Logo, a tendência é que o acordo seja selado em breve.