A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, na manhã desta segunda-feira (20), que o árbitro de vídeo Rafael Traci e o auxiliar Helton Nunes, que estiveram na equipe do VAR do jogo entre Inter e Botafogo, no domingo (19), foram retirados da escala da partida entre São Paulo e Palmeiras, pela 13ª rodada do Brasileirão. De acordo com o comunicado, eles estão "sob avaliação do seu desempenho técnico".
Foram eles os responsáveis por chamar o árbitro Sávio Pereira Sampaio para revisar o lance que originou pênalti para o Inter e a expulsão do zagueiro Philipe Sampaio, do Botafogo, aos 6 minutos do primeiro tempo, em lance polêmico. Também interferiram em lances de impedimento que geraram controvérsias.
Atuação horrorosa da arbitragem vai muito além dos erros graves em Inter x Botafogo
Clique aqui para ler a coluna
Conforme a CBF, "como existe tempo hábil para nova designação", a partida entre São Paulo e Palmeiras, que será realizada às 20h deste segunda-feira, terá uma nova equipe na arbitragem de vídeo. O VAR substituto será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e o auxiliar do VAR será Vitor Carmona Metestaine.
Rafael Traci, 40 anos, é árbitro de vídeo do quadro da Fifa. Já Helton Nunes, 36 anos, costuma atuar como auxiliar. Ambos fazem parte do quadro de árbitros da Federação Catarinense de Futebol.
Confira a nota da CBF:
"A Comissão de Arbitragem comunicou, nesta segunda-feira (20), a alteração da designação de VAR e AVAR da partida entre São Paulo e Palmeiras, pela 13ª rodada do Brasileirão Assaí 2022. A alteração se dá em razão dos árbitros designados anteriormente, Rafael Traci e Helton Nunes, estarem sob avaliação do seu desempenho técnico. Como existe tempo hábil para nova designação, o VAR substituto será Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral e o AVAR será Vitor Carmona Metestaine."