Inter e Corinthians, uma das maiores rivalidades interestaduais do país, se enfrentam às 19h deste sábado, no Beira-Rio, pela sexta rodada do Brasileirão. E o confronto só não tem mais cara de "jogão" ainda porque os colorados levaram um gol nos acréscimos do Juventude no final de semana passado, o que tirou da equipe gaúcha a chance de brigar pela liderança no Beira-Rio. Os primeiros colocados, aliás, são os próprios corintianos, com 12 pontos em 15 disputados.
Foi a primeira semana cheia que teve Mano Menezes (outra curiosidade, técnico que conduziu o Corinthians na campanha da Série B de 2008 e foi campeão da Copa do Brasil de 2009 — em cima do Inter). Ele aproveitou o período para trabalhar uma nova mecânica ofensiva da equipe.
Será um novo time, a começar pelo sistema, que terá dois atacantes posicionados, e não mais um centroavante com dois pontas, e em estilo. Nos treinos, o técnico usou Renê como terceiro elemento de defesa na saída de bola, adiantando Bustos para uma linha de cinco no meio-campo, ao lado de Dourado, Edenilson, Alan Patrick e De Pena. David e Wanderson terão liberdade de movimentação na frente.
Esse novo sistema deverá ser efetivado por Mano Menezes, que afirmou em entrevistas recentes que seu objetivo é fixar um modelo para que todos entendam o que fazer e não haja prejuízos quando for necessário rodar o grupo. O Inter, aliás, perdeu uma dessas peças de reposição por quatro a seis semanas. Boschilia foi submetido a uma artroscopia no joelho direito, após relatar constantes desconfortos no local e fazer trabalho de reequilíbrio muscular.
Rodar o grupo, não fosse um Inter x Corinthians o duelo de sábado, até poderia ser uma possibilidade para esta rodada. Isso porque os colorados têm um compromisso importante na terça-feira pela Copa Sul-Americana. No Beira-Rio, precisam vencer o Independiente Medellín para ficar em boas condições de avançar.
Do lado corintiano, até o momento, o técnico Vítor Pereira tem sido menos conservador em mudar o time quando acha necessário. A equipe chegou em Porto Alegre e daqui segue para Buenos Aires, onde, também na terça, pega o Boca Juniors, na Bombonera, pela Libertadores. Os dois lideram sua chave. A tendência é de que haja uma mescla entre titulares e reservas habituais, mas nomes importantes, como Maycon, Renato Augusto e Willian, devem aparecer na equipe.