Depois de 23 anos, Paulo Autuori está de volta ao Inter. O profissional foi anunciado nesta sexta-feira (1) como novo diretor técnico do clube. O preenchimento da função era uma promessa de campanha do presidente Alessandro Barcellos.
No ano passado, Paulo Paixão chegou a exercer, na prática, o cargo, mas oficialmente ele era coordenador de preparação física. A direção ainda busca um novo gerente executivo, cargo vago desde a demissão de Paulo Bracks.
A intenção é de que o novo contratado seja um elo entre comissão técnica, jogadores e diretoria. O perfil procurado pelo departamento de futebol era de alguém com embasamento teórico e conhecimento prático de vestiário.
Autuori, de 65 anos, é um dos nomes mais experientes do futebol brasileiro. Iniciou a carreira nos anos 1970. Como técnico, foi campeão brasileiro com o Botafogo, em 1995, e da Libertadores com o Cruzeiro, em 1997, e São Paulo, em 2005. Também trabalhou no futebol português e comandou as seleções do Catar e do Peru.
Nos últimos anos, migrou da beira do gramado aos gabinetes. Foi coordenador em Santos, Fluminense, Athletico-PR e Goiás. Chegou ao clube goiano no começo do ano e rescindiu seu acordo para retornar ao Inter.
Sua primeira passagem pelo Beira-Rio foi em 1999, quando levou o time à semifinal da Copa do Brasil e ao vice-campeonato gaúcho. O período ficou marcado pela eliminação no torneio mata-mata, quando o Inter levou 4 a 0 do Juventude em casa.
Autuori também treinou o Grêmio. Em 2009, comandou a equipe na Libertadores e no Brasileirão, após a demissão do técnico Celso Roth. Com dificuldade para vencer jogos fora de casa, não durou até o final da temporada.
Confira a nota do Inter
O Sport Club Internacional comunica que Paulo Autuori será o Diretor Técnico do Departamento de Futebol. O profissional coordenará as áreas relacionadas a comissão técnica, grupo de jogadores, área de saúde, performance e análise de desempenho. Ele também terá papel importante na relação com as categorias de base.
Profissional com vasto currículo e história no futebol, Autuori, 65 anos, acumula passagens por clubes nacionais e internacionais e soma títulos e trabalhos que consolidam sua vida destinada ao futebol. Ele é formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco, e Administração Esportiva pela PUC-RJ.
Iniciou sua trajetória dentro do futebol como preparador físico, com trabalhos de inserção da parte teórica dentro do esporte, chamou atenção e foi convidado para trabalhar como treinador de futebol. Como técnico conquistou Estaduais, Campeonato Brasileiro, Libertadores da América em duas oportunidades e o Mundial Interclubes.
Já desempenhando a função fora das quatro linhas, Autuori manteve sua história vitoriosa dentro do futebol sagrando-se campeão da última edição da Copa Sul Americana. Sempre buscando aliar nos lugares em que passa sua experiência e conhecimento técnico no desenvolvimento do esporte.