O Inter encaminhou acordo com o zagueiro Vitão, de 22 anos. Formado na base do Palmeiras, o jogador pertence ao Shakhtar Donetsk-UCR e está com contrato suspenso por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia. O defensor deve desembarcar em Porto Alegre nos próximos dias para realizar exames médicos e assinar o contrato com o Colorado.
A negociação com Vitão prevê um contrato de empréstimo até o fim de 2022. O clube ucraniano facilitou a saída de jogadores do seu elenco pela imprevisibilidade da volta dos jogos no país. As tratativas foram costuradas nos últimos dias e falta apenas a liberação oficial por parte do Shakhtar Donetsk.
O projeto do Inter agradou o defensor e as conversas com representantes do atleta já tinham avançado nos últimos dias. Restavam alguns detalhes, que foram superados e permitiram que o acordo fosse costurado. O clube gaúcho identificou em Vitão algumas características importantes para o estilo de jogo de Alexander Medina, além da oportunidade no mercado. O zagueiro tem como pontos favoráveis a altura, aliada a uma boa bola aérea, e a qualidade técnica.
A análise do Inter para buscar um zagueiro é o fato de que, em curto e médio prazo, terá baixas no setor. Bruno Méndez, que está emprestado pelo Corinthians até junho, não deve ser adquirido. Gabriel Mercado, que tem contrato até o fim de 2022, também não deve seguir no clube.
Vitão é formado nas categorias de base do Palmeiras e foi vendido pelo clube paulista em 2019. O valor oficial da transação não foi divulgado, mas especula-se que tenha girado em torno de 4 milhões de euros (R$ 18,3 milhões pela cotação da época). Seu contra contrato com o Shakhtar vai até 2024
No clube ucraniano, contabiliza 36 partidas. Seu último jogo foi em 24 de novembro do ano passado, na derrota por 2 a 0 contra a Inter de Milão, na Itália, pela Liga dos Campeões. Nesta partida, por exemplo, o levantamento do Sofascore aponta que ele fez nove cortes, travou um chute e conseguiu uma interceptação e um desarme. Teve seis duelos aéreos, ganhou três. Na competição, manteve média de 90% de acerto de passes.
Na base, Vitão fez parte da Seleção Brasileira em três categorias: sub-15, sub-17 e sub-20. Foi campeão sul-americano com o sub-17 e terceiro lugar no Mundial, ambos disputados em 2017. Era capitão de um time que tinha jogadores como Yuri Alberto e Victor Bobsin.
Alan Patrick
O Inter ainda alimenta também o desejo de contratar Alan Patrick. Mas, com ele, o acordo é um pouco diferente. Os gaúchos propuseram um empréstimo até o final do ano, aos mesmos moldes de Vitão, mas com a possibilidade de comprá-lo em definitivo em dezembro, em um vínculo de pelo menos duas temporadas. Existe a expectativa de que o Shakhtar aceite a proposta, visto que não há perspectiva para a retomada da temporada.
Aos 30 anos, Alan Patrick participou de 20 partidas do Shakhtar em 2021/22. Marcou quatro gols e deu seis assistências. Seu último jogo, porém, foi em 7 de novembro do ano passado. O futebol ucraniano entrou em recesso logo depois, em razão do frio, e não foi retomado por causa da invasão russa. Ele atuou no Inter entre 2013 e 2014. Foram 49 jogos, quatro gols e uma assistência. Conquistou o Gauchão de 2014.