A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou nesta terça-feira (19) a concessão da Medalha do Mérito Farroupilha para Andrés D’Alessandro, ex-meia do Inter, que se despediu dos gramados do futebol no último domingo.
A honraria, proposta pelo deputado estadual Juvir Costella e votado pela Mesa Diretora, é a maior distinção da Casa para personalidades com relevantes serviços prestados ao desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.
— O Inter me deu a possibilidade de jogar futebol no Brasil, de conhecer Porto Alegre e muitas cidades do estado do Rio Grande do Sul. Me sinto honrado por esta distinção da Assembleia. Eu e minha família agradecemos o reconhecimento e nos sentimos ainda mais gaúchos — disse D'Alessandro.
Após 22 anos de atividade no futebol, D’Ale encerrou sua carreira como jogador com a camisa do Inter, na vitória do último fim de semana sobre o Fortaleza, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio Beira-Rio. O argentino é o segundo futebolista com mais apresentações na história do clube, com 529 partidas. Marcou também 97 gols e 113 assistências, conquistando 13 títulos. Em 2010, foi campeão e protagonista no titulo da Libertadores, e eleito o melhor jogador em atividade na América do Sul.
D’Alessandro atuou ainda por outros seis clubes: River Plate-ARG, Wolfsburg-ALE, Portsmouth-ING, Real Zaragoza-ESP e San Lorenzo-ARG, além de ter defendido a Seleção Argentina, pela qual venceu o Mundial Sub-20, os Jogos Olímpicos 2004 e chegou ao vice-campeonato da Copa América 2004. Somou mais de 800 jogos como atleta profissional.
Fora das quatro linhas, o meia tornou-se um referente na área social ao desenvolver e executar como embaixador o evento Lance de Craque. Em seis edições, o projeto arrecadou mais de R$ 3 milhões, doados para 30 instituições sociais e entidades carentes do RS. O craque também é embaixador do Instituto do Câncer Infantil para toda América Latina.