Após quase 14 anos, a história de D'Alessandro no Inter terá seu último capítulo escrito neste domingo (17), na partida contra o Fortaleza, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será a despedida não apenas da torcida no Beira-Rio, mas também da carreira do craque argentino, que se naturalizou brasileiro e irá pendurar as chuteiras como um ídolo do lado vermelho do Rio Grande do Sul.
Nas vésperas da aposentadoria de D'Ale, GZH relembra 10 gols marcantes do meia com a camisa colorada. Confira:
1) Primeiro gol pelo Inter
Botafogo 1 x 2 Inter - Brasileirão - 25ª rodada - 14/09/2008
O primeiro gol de D'Alessandro com a camisa colorada não poderia estar fora dessa lista. Ele foi marcado da melhor maneira, em alto nível. Em uma tabela com Guiñazu, D'Ale entrou na área, deu um belo drible em Leandro Guerreiro, deixando o ex-volante colorado no chão. Frente a frente com o goleiro Castillo, o argentino chutou rasteiro, no canto, para anotar seu primeiro lindo gol pelo Inter.
2) Primeiro gol de D'Ale em Gre-Nal
Inter 4 x 1 Grêmio - Brasileirão - 27ª rodada - 28/09/2008
Com menos de dois meses no clube, D'Ale marcou seu nome na história do maior jogo do Estado. O primeiro gol em Gre-Nal veio em 28 de agosto de 2008 e abriu caminho para uma goleada do time treinador por Tite. Em cruzamento para a área, a zaga gremista cortou no pé do gringo, que mandou um chute seco, forte, sem chances para Victor. O argentino ainda deu passe para outros três gols na goleada de 4 a 1. Faz tanto tempo que, na época, ele ainda carregava o número 15 sobre as costas.
3) Brasil é vermelho e branco na Sul-Americana
Inter 4 x 0 Chivas - Sul-Americana - Semifinal - 19/11/2008
D'Alessandro foi o nome do confronto que garantiu o Inter como a primeira equipe brasileira na final de uma Copa Sul-Americana. Contra o Chivas, o gringo correu por todo o campo, deu carrinho, desarmou como se fosse volante. Ah, e fez dois gols também. O primeiro foi de pênalti, em jogada dele mesmo. A cobrança foi no cantinho, certeira, sem qualquer esperança para o goleiro Hernández. O segundo foi de falta, em um chute com perfeição, rente à trave esquerda do goleiro.
4) Gol no Mundial de Clubes
Inter 4 x 2 Seongnam Ilhwa - Mundial de Clubes - 3° lugar - 18/12/2010
Era dia de final, mas não era dia de Inter na decisão do Mundial de Clubes de 2010. Após a decepção na eliminação para o Mazembe, a equipe colorada se redimiu contra a sul-coreana Seongnam Ilhwa. Na disputa pela terceiro lugar, o Inter goleou por 4 a 2, e D'Ale marcou o terceiro dos colorados.
5) Última "volta olímpica" do Estádio Olímpico
Grêmio 2 (4)x(5) 3 Inter - Gauchão - Final - 15/05/2011
Nada melhor do que ser decisivo na casa do maior rival. Ainda mais quando o feito fica marcado na história de forma negativa para o principal adversário. Não foi um dos gols mais bonitos de D'Ale, mas sem dúvida foi um dos mais emblemáticos. Ele marcou o terceiro do Colorado na partida, de pênalti. O gol levou a final para a decisão por pênaltis, com vitória vermelha. O título do Campeonato Gaúcho de 2011 foi a "última volta olímpica" do Estádio Olímpico, e foi do Inter.
6) Gol da classificação à Libertadores 2012
Inter 1 x 0 Grêmio - Brasileirão - 38ª rodada - 04/12/2011
Na derradeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2011, o Inter conquistou a tão sonhada vaga à Libertadores do ano seguinte com gol do argentino, em cima do Grêmio, no Beira-Rio. Tem cenário melhor? No jogo, o meia confirmou o bom retrospecto contra o rival. O gol de pênalti na vitória por 1 a 0 foi o sexto dele em 14 duelos contra o Grêmio.
7) Primeiro gol do novo Beira-Rio
Inter 2 x 1 Peñarol - Amistoso - Abertura Beira Rio - 06/04/2014
É o destino. Deus apontou para D'Alessandro e disse: "Tu é o cara". E o amistoso contra o Peñarol, na reabertura do Beira-Rio, é mais uma prova do brilho do craque. Nada mais justo do que o capitão e ídolo colorado marcar o primeiro gol da nova casa. Gol à la D'Ale, de falta. Lindo, limpo e indefensável. O momento foi tão emblemático que o próprio camisa 10 levou as mãos ao rosto, como quem não acreditava no que fez, e não segurou as lágrimas.
8) Golaço contra o Galo
Inter 3 x 1 Atlético-MG - Libertadores - Oitavas de final - 13/05/2015
A atuação contra o Atlético-MG pelas oitavas de final da Libertadores de 2015 não poderia faltar. Além do grande desempenho, D'Ale também fez um gol. Um golaço. No jogo que decretou a ida da equipe colorada às quarta de final da competição daquele ano. O argentino deixou o velho rival Victor no chão. Após jogada de William e Eduardo Sasha, o meia recebeu passe na direita, chutou da entrada da área e mandou um lindo chute no ângulo, sem chances para o goleiro.
9) Gol no primeiro retorno
Inter 1 x 1 Caxias - Gauchão - 3ª rodada - 11/02/2017
O jogo não chegou nem perto de ser o melhor do camisa 10 no Inter, mas é emblemático para o argentino. Nele, D'Ale marcou seu primeiro gol em sua volta ao clube colorado após um ano fora. Depois de cruzamento de Uendel, o meia nem precisou deixar a bola quicar. De primeira, com o pé direito, fuzilou, sem chances ao goleiro. O feito também fez o capitão chegar ao 77º gol pelo clube gaúcho e igualou a marca de Fernandão, o colocando entre os 20 maiores artilheiros da história.
10) Gol na volta para despedida
Inter 1 x 1 Caxias - Gauchão - 2ª rodada - 29/01/2022
Tendo duas despedidas, D'Ale também teve duas voltas ao Inter. Após defender o Nacional-URU durante a temporada 2021, o argentino retornou ao Beira-Rio no começo deste ano com um contrato de quatro meses para os últimos momentos da carreira. E o primeiro jogo no retorno ao Beira-Rio teve um gol. Um belo gol.
D'Ale precisou apenas de 19 minutos em campo para deixar sua marca. Pela segunda rodada do Gauchão, o Inter vencia o União-FW, mas não jogava bem, o que gerava o temor do empate no Beira-Rio. Então o camisa 10 saiu do banco e marcou em cobrança de falta o gol que garantiu o triunfo de 2 a 0 do time comandado por Alexander Medina.