O Inter avançou alguns passos na negociação para contratar o zagueiro Vitão, 22 anos, junto ao Shakhtar Donetsk-UCR. O jogador está no Brasil há duas semanas e com contrato congelado junto ao clube do leste europeu por conta do conflito entre Rússia e Ucrânia. Segundo apurou GZH, o negócio com o Colorado avançou bastante nos últimos dias. Pelo lado do estafe do jogador, há a necessidade de definição do futuro do atleta em breve para que não haja prejuízo técnico.
O PAOK, da Grécia, também demonstrou interesse no atleta recentemente. Contudo, o projeto apresentado pelo Inter agradou o defensor. O clube gaúcho identificou em Vitão algumas características importantes para o estilo de jogo de Alexander Medina, além da oportunidade no mercado. O zagueiro tem como pontos favoráveis a altura, aliada a uma boa bola aérea, e a qualidade técnica. Por conta do conflito, o Shakhtar já sinalizou aos atletas que facilitaria uma liberação para outros clubes até o fim do ano de 2022.
Um outro trunfo utilizado pelo Inter para turbinar a busca por jogadores do Shakhtar é o seu camisa 7. Taison tem feito contatos com jogadores como o próprio Vitão, o meia Alan Patrick e o meia-atacante Pedrinho. No caso do defensor, ele chegou à Ucrânia em 2019 e recebeu acolhida de Taison no leste europeu.
A análise do Inter para buscar um zagueiro é o fato de que, em curto e médio prazo, terá baixas no setor. Bruno Méndez, que está emprestado pelo Corinthians até junho, não deve ser adquirido. Gabriel Mercado, que tem contrato até o fim de 2022, também não deve seguir no clube.
Vitão é formado nas categorias de base do Palmeiras e foi vendido pelo clube paulista em 2019. O valor oficial da transação não foi divulgado, mas especula-se que tenha girado em torno de 4 milhões de euros (R$ 18,3 milhões pela cotação da época). Seu contra contrato com o Shakhtar vai até 2024.
* Colaborou Bruno Flores