A remarcação do Gre-Nal 435 para a próxima quarta-feira (9) estabelece no calendário do Inter uma sequência de partidas decisivas em um curto espaço de tempo. Em apenas dez dias, o Colorado decidirá sua vida na Copa do Brasil e no Gauchão, o pode ser determinante para o semestre do clube e também para que o técnico Alexander Medina se consolide ou balance de vez no cargo.
A primeira partida decisiva será nesta quinta (3) contra o Globo-RN, quando em jogo único o Inter definirá sua continuidade na Copa do Brasil. O Colorado terá depois três compromissos em sete dias para definir se irá ou não avançar para a semifinal do Gauchão. Os dois primeiros serão no Beira-Rio, diante de Aimoré, no domingo, e Grêmio, na quarta-feira. A minimaratona será completada em 12 de março, em Bagé, diante do Guarany, pela última rodada da fase classificatória do Estadual.
— Medina teve três anos de trabalho em Córdoba. No Talleres, a pressão não se compara com a do Inter. Medina terá que apressar. Não tem jeito. A culpa é do futebol brasileiro. Menos testes, certezas mais rápidas para azeitar um time de titulares mais duas ou três certezas no banco para entrar e mudar o time. No Rio Grande do Sul não há três anos. No Inter, infelizmente, pelos últimos anos de fracassos, podemos dizer que não há nem três meses de um trabalho que não encaixa. Ou seja: perder Gre-Nal, ser eliminado na primeira fase do Gauchão e uma saída precoce da Copa do Brasil pesam muito para qualquer técnico trabalhando no Brasil. Medina está, sim, definindo o seu futuro no Inter nesses próximos dias — afirma Luciano Potter, integrante do programa Sala de Redação e torcedor colorado.
No momento, o Inter está fora do G-4 do Gauchão. O time de Alexander Medina até soma os mesmos 12 pontos do quarto colocado Caxias, mas leva desvantagem no saldo de gols. Mesmo que tenha um jogo mais para realizar que seus adversários devido ao adiamento do Gre-Nal, a situação não é nada simples pelo equilíbrio na classificação.
Uma prova disso é que o Aimoré, adversário no próximo domingo, está em nono lugar com apenas um ponto a menos. Diante da disputa acirrada, a matemática aponta para a necessidade de, pelo menos, cinco pontos nas últimas três partidas para o Inter não correr risco de ficar fora das semifinais.
— A projeção matemática de pontos para um time obter classificação às semifinais do Gauchão é de 17 pontos. Faltando três jogos para o Inter, a exigência seria buscar uma vitória e dois empates. Duas vitórias e uma derrota já serviriam também. É possível garantir a vaga com 16 pontos, porém, sem segurança, podendo depender de critérios de desempate para permanecer no G-4. O principal detalhe é que, neste cenário, focando no quarto lugar, a chance de haver Gre-Nal na próxima fase é grande, uma vez que o Grêmio briga com o Ypiranga pela liderança — projeta Marcos Bertoncello, colunista de GZH e plantão da Rádio Gaúcha.
A minimaratona virará uma maratona mesmo caso o Inter tenha sucesso nos próximos compromissos. Se passar pelo Globo-RN, o Colorado terá o confronto da segunda fase da Copa do Brasil com o Brasiliense daqui a duas semanas — em 15, 16 ou 17 de março —, logo após o jogo com o Guarany, em Bagé. Menos mal para a logística do clube é que já está definido o mando de campo no Beira-Rio para o confronto em jogo único.
O Gauchão tem o início das semifinais marcado para o final de semana seguinte. Caso chegue à decisão do Estadual, o Inter fará ao todo nove partidas em um período de 31 dias. Uma média de intervalo inferior a quatro dias entre cada jogo.
Esse é o futebol brasileiro que Alexander Medina está sendo apresentado. A cobrança por resultados é grande. Caso eles venham, a premiação é uma sequência de jogos decisivos em poucos dias. Em um clube que não conquista um título desde 2016, a pressão torna-se ainda maior e a comissão técnica comandada pelo uruguaio precisará saber lidar com a exigência do contexto para levar o Inter de volta ao caminho das glórias.
Dez dias de decisão para o Inter
Próximos jogos:
- Quinta-feira, 3/3: Copa do Brasil - Globo-RN, em Ceará-Mirim
- 6/3: Gauchão - Aimoré, em Porto Alegre
- 9/3: Gauchão - Grêmio, em Porto Alegre
- 12/3: Gauchão - Guarany, em Bagé
Caso siga avançando em Copa do Brasil e Gauchão
- 15/3, 16/3 ou 17/3: Copa do Brasil - Brasiliense, em Porto Alegre
- 19/3 ou 20/3: Gauchão - Semifinal
- 23/3: Gauchão - Semifinal
- 26/3: Gauchão - Final
- 2/4: Gauchão - Final