Embora o nome de Edenilson tenha sido ligado ao Atlético-MG, o Inter não tem interesse em negociar o meio-campista e garante que ele se reapresentará junto aos demais atletas na próxima semana, quando começa a pré-temporada colorada. Conforme o vice de futebol Emílio Papaléo Zin, o clube não recebeu nenhuma proposta oficial do Galo, e o atleta está satisfeito no Beira-Rio.
— O Edenilson é jogador do Inter e se reapresenta na semana que vem junto com o grupo. Ele é fundamental para o time, sendo um dos melhores da posição no futebol brasileiro. Uma eventual negociação só irá avançar se for efetivamente positiva para o clube e para o atleta. Na minha mesa, não chegou nenhuma proposta oficial do Atlético-MG — afirmou Papaléo, em entrevista ao Show dos Esportes, na Rádio Gaúcha.
Aos 32 anos, Edenilson é um dos nomes do Inter e tem vínculo até 2023. No contrato, há multa rescisória de aproximadamente R$ 300 milhões para o mercado brasileiro. Para uma transferência para o Exterior, contudo, o clube é obrigado por cláusula contratual a liberá-lo em caso de proposta de U$S 3 milhões (R$ 16,7 milhões). No momento, a prioridade do Atlético-MG é fechar com um novo técnico e, depois, pensar em novos reforços.
No início do ano, os representantes do jogador alegaram que o interesse em tirar o jogador do Beira-Rio existe por conta de um suposto “acordo verbal” entre as partes na última renovação, ocorrida em outubro de 2020. De acordo com o estafe, a investida do Al-Shabab, da Arábia Saudita, foi recusada com a promessa colorada de liberação em caso de nova oferta vantajosa para o jogador de 32 anos.
— São incontáveis os momentos em que, buscando valorizar o jogador que está sob seu guarda-chuva, um empresário x ou y acaba ventilando tal informação para valorizar o jogador. Eu não gosto desse tipo de expediente. E, sinceramente, vejo Edenilson extremamente satisfeito no Inter, que o ajudou, junto com seus méritos, a chegar à Seleção Brasileira — frisou o vice de futebol colorado.