A mudança no elenco do Inter para esta temporada passa pela busca de reforços, mas também pela saída de jogadores. Um deles é Patrick. Titular desde 2018, ele acertou sua saída para o São Paulo. Com o Colorado ainda não tendo anunciado nenhum reforço para a função, GZH mostra quem do atual grupo poderá ocupar a vaga que foi do camisa 88.
Ao longo do último ano, Patrick atuou aberto pelo lado esquerdo do ataque. Assim foi titular da equipe de Diego Aguirre, que era montado no 4-2-3-1. Esse é o mesmo sistema que Alexander Medina deverá implementar no Beira-Rio, mas com uma proposta de jogo diferente, o que contribuiu para a saída de Patrick, além do entendimento da diretoria de que o ciclo do atleta em Porto Alegre deveria ser encerrado.
Sem Patrick, o atual elenco do Inter tem cinco jogadores que podem atuar abertos pelo lado do campo. Desses, porém, apenas os jovens Gustavo Maia e Juan Cuesta possuem características mais parecidas com o que exige o modelo de jogo de Medina, que procura ter dois jogadores de velocidade pelos lados do campo.
Confira as opções:
Gustavo Maia
Contratado em agosto do Barcelona B, Gustavo Maia ainda tem contrato de empréstimo com o Inter até o final deste ano. Ele teve poucas chances no Brasileirão com Diego Aguirre. Maia disputou apenas oito partidas, nenhuma delas como titular. Ele até marcou um gol, nos minutos finais do jogo contra o Corinthians, que evitou uma derrota dentro do Beira-Rio.
Juan Cuesta
Um dos sete jogadores do elenco sub-20 que treinarão com os profissionais a partir de 11 de janeiro, o colombiano Juan Cuesta chegou a atuar pelo time principal no Brasileirão. Ele foi titular em dois jogos. Contra o Corinthians, na Arena Itaquera, atuou os primeiros 45 minutos e esteve posicionado aberto pelo lado direito do ataque. Na derrota para o São Paulo, no Morumbi, foi escalado como centroavante diante da ausência de Yuri Alberto. Cuesta ainda entrou em outros dois jogos. No entanto, seu total de minutos no profissional foi baixo, de apenas 180.
Maurício
Meia de origem, Maurício também pode jogar pelos lados do campo. No Brasileirão, por exemplo, ele foi escalado tanto como substituto de Edenilson (pela direita) quanto de Patrick (esquerda) por Diego Aguirre. Pesa contra ele, porém, o fato de não ter a agressividade exigida por Medina. Em uma comparação com Juan Cuesta e Gustavo Maia, por exemplo, leva a vantagem por ter maior experiência.
Carlos Palacios
Investimento mais alto do Inter em 2021, Carlos Palacios chegou para ser um dos pontas do time de Miguel Ángel Ramírez, mas não conseguiu se afirmar. Com Aguirre, o chileno ganhou mais oportunidades no segundo turno do Brasileirão, mas teve seu melhor rendimento pela faixa central do campo. Ainda assim, pode ser opção para Cacique novamente para o lado.
Taison
Após ter atuado como meia em suas últimas temporadas pelo Shakhtar, Taison manteve esse posicionamento central tanto com Miguel Ángel Ramírez quanto com Diego Aguirre em 2021. Ele, porém, pode ser opção para o lado do ataque, por exemplo, se Nikão (reforço bem encaminhado pela direção) atuar pela faixa central.