As negociações do Inter para a busca de um novo treinador foram marcadas por grandes reviravoltas. Na mais recente, o ficha 1 no Beira-Rio, o português Paulo Sousa, surpreendeu a direção colorada e fechou com o Flamengo. Desta forma, o Colorado retomou conversas com Alexander "Cacique" Medina, ex-Talleres, e encaminhou acerto com o uruguaio.
Negociações paralelas
Desde o princípio das tratativas, há cerca de duas semanas, o Inter manteve duas negociações paralelas, com Sousa e Medina. Em um primeiro momento, o acerto com o português parecia distante pela concorrência do Flamengo. Por outro lado, as tratativas com o uruguaio avançaram de forma significativa.
Na última quarta (22), quando o acerto com Medina parecia iminente, o estafe de Paulo Sousa procurou a direção do Inter e avisou que o Flamengo havia se retirado do negócio. Então, a direção colorada decidiu fazer uma nova investida e realizou conversas por vídeo com o treinador. Além disso, os representantes do português se mostraram dispostos a aceitar um salário inferior inclusive ao que Medina havia pedido.
Desta forma, na quinta (23), o Inter agendou viagem a Portugal para o início da semana, quando uma comitiva liderada pelo presidente Alessandro Barcellos faria a reunião derradeira por Paulo Sousa. Embora nunca tenha encerrado as tratativas com Medina, os colorados estavam muito otimistas no acerto com o luso.
Irritação com vazamento
Na sexta (24), porém, tudo mudou a partir do vazamento da notícia do acerto encaminhado com Paulo Sousa e da viagem programada pela direção à Europa. Irritada com o episódio e desconfiada da possibilidade de o estafe do treinador português estar vazando a notícia para pressionar o Flamengo a voltar à carga pelo profissional, o Inter resolveu investigar melhor o cenário. E os temores se confirmaram. De fato, o clube carioca havia feito uma nova proposta por Sousa.
Decidida a não entrar em leilão — e sabendo que não seria possível competir com o Flamengo —, a direção decidiu cancelar a viagem a Portugal e retomar as conversas com Alexander "Cacique" Medina.
Medina Encaninhado
Conforme apurado por GZH, a diferença entre a pedida salarial de Medina e a oferta do Inter era de R$ 130 mil mensais, divergência que foi contornada neste fim de semana.
Encaminhado com o Inter, Cacique Medina deve ser anunciado nesta segunda-feira (27) pelo clube. Ele chega ao Beira-Rio com um contrato de dois anos e montará uma comissão técnica com mais quatro profissionais: os auxiliares Fernando Machado, Jadson Viera e Mariano Levisman e o preparador físico Richard "Papote" González.