As Gurias Coloradas precisarão de outra atuação histórica para chegar à inédita decisão do Brasileirão Feminino. Atuando no Beira-Rio, na noite desta segunda-feira (30), o Inter perdeu por 1 a 0 para o Palmeiras pelo jogo de ida da semifinal. O único gol da partida foi marcado pela atacante Chu, na segunda etapa.
O duelo de volta está agendado para o próximo domingo (5), na casa adversária. Como não há saldo qualificado, a equipe comandada por Maurício Salgado precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Do contrário, a disputa irá para os pênaltis. No mesmo dia, Corinthians e Ferroviária decidem o outro classificado na Arena Barueri. No duelo de ida, em Araraquara, as corintianas levaram a melhor por 3 a 1.
Depois de terem feito história ao eliminarem o São Paulo na fase anterior, em pleno Morumbi, as coloradas encontraram mais um rival pesado. Donas da segunda melhor campanha da primeira fase, as palmeirenses vinham de goleada sobre o Grêmio, quando selaram a presença na segunda semifinal consecutiva.
Mas, além de lutar para construir uma vantagem, as jogadoras do Inter ainda tinham como combustível a presença da técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, nas cadeiras do Beira-Rio. Por isso, se jogaram ao ataque nos minutos iniciais, tendo a primeira chance de abrir o marcador quando Fabi Simões foi lançada às costas da defesa, mas pecou na hora de finalizar, chutando para fora.
O comportamento ofensivo, no entanto, gerou espaços para o Palmeiras puxar contra-ataques. Assim, Maria Alves cruzou na área e, quando a volante Isa Haas foi afastar o perigo, acertou a bola na mão da lateral Ariane. Para a sorte das coloradas, depois de assinalar o pênalti, a árbitra foi chamada ao VAR e voltou atrás de sua própria decisão.
Mas os sustos não pararam por aí. Em dois lances seguidos, a goleira Vivi teve de se esticar toda para evitar o pior e ainda viu uma bola tocar em sua trave após cobrança de escanteio. A resposta vermelha veio em belo arremate de Djeni, de fora da área, que explodiu no travessão.
Depois deste início alucinante, o ritmo da partida foi caindo aos poucos. Em parte pelo cansaço, mas também pela lesão de Shashá, que fazia a correria pelo lado esquerdo. A atacante caiu sobre o ombro, tentou voltar, mas teve de ser substituída pela uruguaia Wendy. Minutos depois, foi a vez de Fabi Simões acusar dores no tornozelo e ser carregada para fora do gramado. A centroavante, porém, conseguiu aguentar até o intervalo. Na volta para o segundo tempo, Mileninha apareceu em seu lugar.
Apesar dos desfalques, as donas da casa voltaram a pressionar assim que o jogo reiniciou. Não fosse a goleira Jully, que abandonou a meta para abafar o chute de Wendy, a bola poderia ter parado nas redes. Em seguida, porém, as palmeirenses também levaram perigo quando Vivi saiu mal do gol e não agarrou um cruzamento para sua área. No rebote, Carol Baiana finalizou para fora.
A exemplo do que já havia ocorrido na etapa inicial, os times foram perdendo gás no decorrer do tempo e a produção ofensiva foi baixando. Até que, aos 29, Julia Bianchi foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. A atacante Chu, que havia ingressado no intervalo, se antecipou à zaga e desviou de letra, surpreendendo a goleira colorada: 1 a 0.
Desesperadas para diminuir o prejuízo, as meninas do Inter chegaram ao empate instantes depois, mas a arbitragem assinalou falta de ataque. Após cobrança de falta, Isa Haas desviou de cabeça, a goleira Jully defendeu parcialmente e, ao agarrar a bola novamente quase em cima da linha, acabou sendo atingida com um pontapé de Mileninha.
Os minutos finais se desenharam muito mais na base da transpiração do que qualquer jogada trabalhada, o que facilitou as coisas para a defesa adversária, que assegurou a vitória. Enfim, se for servir como alento, na fase anterior, contra o São Paulo, o Inter também foi batido em casa no duelo de ida, tendo de buscar a classificação na capital paulista. Agora, tentará repetir o feito diante das palmeirenses.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão — Semifinal (ida) — 30/8/2021
INTER (0)
Vivi; Leidi, Bruna Benites, Sorriso e Ariane; Isa Haas (Mai, 37’/2ºT), Djeni e Mariana Pires (Thessa, 37’/2ºT); Rafa Travalão, Shashá (Wendy, 40’/1ºT) e Fabi Simões (Milena, intervalo). Técnico: Maurício Salgado
PALMEIRAS (1)
July; Agustina, Thaís e Tainara (Duda Santos, intervalo); Bruna Calderan, Ary Borges (Rafa Andrade, 39’/2ºT), Julia Bianchi, Katrine e Camilinha (Chu, intervalo); Carol Baiana e Maria Alves. Técnico: Ricardo Belli.
Gols: Chu, aos 29min do 2ºT.
Cartões amarelos: Camilinha (P), Ary, Isa Haas, Rafa Travalão (I).
Arbitragem: Rejane Caetano da Silva, auxiliada por Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sa (trio do RJ). VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre.
Próximo jogo
Domingo, 5/9 — 11h
Palmeiras x Inter (jogo de volta da semifinal)
Arena do Palmeiras, em São Paulo