O meio-campista Edenilson, 31 anos, do Inter, foi convocado para a Seleção Brasileira nesta sexta-feira (27), em uma nova lista com nove nomes que deverão se juntar aos atletas que já haviam sido chamados por Tite no dia 13 de agosto. Essa necessidade se deve à negativa de clubes de grandes ligas europeias, em especial do Reino Unido, em liberar jogadores para as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo devido à situação da covid-19 em alguns países.
Assim, Edenilson receberá sua primeira chance na Seleção. Porém, ele é um velho conhecido de Tite e de sua comissão técnica, já que conquistaram juntos pelo Corinthians os títulos do Campeonato Brasileiro (2011), da Libertadores (2012), do Mundial de Clubes (2012), da Recopa Sul-Americana (2013) e do Paulistão (2013).
Auxiliar-técnico de Tite há 20 anos, o gaúcho Cléber Xavier explicou à reportagem de GZH os motivos que foram levados em consideração para a convocação do Edenilson.
— Sempre trabalhamos em cima de três critérios: momento, histórico na Seleção e projeção. Levamos o Edenilson para o Corinthians em 2011, todo mundo conhece suas qualidades comportamentais, físicas, técnicas e táticas — destacou.
O meio-campista já havia aparecido em uma pré-lista para a Copa América deste ano. Ele ficou como um dos suplentes para o caso de algum meio-campista ser cortado, o que não ocorreu. No entanto, as boas atuações pelo Inter no Brasileirão levaram o jogador a ser chamado.
— O radar para essa convocação de agosto começou após a Copa América com 48 atletas. Sempre começamos o radar ao voltarmos ao trabalho após o último jogo — explicou Cléber Xavier.
Edenilson jogará contra o Atlético-GO, no domingo, e já na segunda-feira se apresentará à Seleção Brasileira para os três próximos jogos pelas Eliminatórias. A equipe de Tite enfrentará o Chile no dia 2 de setembro, no estádio Monumental, em Santiago. Três dias depois, terá o clássico contra a Argentina, de Lionel Messi, e, então, no dia 9, enfrenta o Peru, na Arena Pernambuco. A rodada será tripla em função do adiamento dos jogos no ano passado, em virtude da covid-19.
Os times que tiveram jogadores convocados, como o Inter, terão suas partidas adiadas durante a data-Fifa de setembro. Portanto, Edenilson não desfalcará a equipe colorada em nenhum jogo do Brasileirão.
A Seleção lidera as Eliminatórias com 18 pontos em seis jogos e tem a classificação para o Mundial do próximo ano muito bem encaminhada. Na segunda colocação, os argentinos vêm com seis pontos a menos. A zona de classificação para o Catar é completada por Equador e Uruguai. A Colômbia, no momento, teria de disputar a repescagem.