Inter e Juventude se enfrentam pela 12ª rodada do Brasileirão no próximo domingo no estádio Beira-Rio. Separados por dois pontos na tabela de classificação (11 contra 13), os dois times atravessam momentos diferentes na competição.
Enquanto o Colorado ainda não conseguir se firmar nos pontos corridos, o início de campeonato do alviverde de Caxias é sólido para um time que acabou de subir da Série B (inclusive com vitória sobre o Flamengo e o Grêmio).
No entanto, se depender do retrospecto das duas equipes dentro da casa colorada, a vantagem é toda do time da Capital. São 70 partidas, com 45 vitórias do Inter, 16 empates e apenas nove vitórias do Juventude.
O último jogo entre as duas equipes no Beira-Rio acabou, inclusive, com goleada colorada. Pelas semifinais do Gauchão desta temporada, a equipe então comandada por Miguel Ángel Ramírez bateu o Ju pelo placar de 4 a 1, com gols de Rodinei, Edenilson, Mauricio e Yuri Alberto.
A última vitória jaconera em Porto Alegre foi há 13 anos, quando Mendes marcou o único gol do 1 a 0 pela fase de grupos do Gauchão de 2008. Aquela foi a primeira derrota do time colorado no estadual e na temporada. Na ocasião, o Inter jogou com Renan; Sidnei, Orozco, Marcão e Jonas; Edinho (Andrezinho), Wellington Monteiro (Roger), Alex, Ramon (Adriano); Iarley e Fernandão.
Retrospecto entre Inter e Juventude no Beira-Rio
- 70 jogos
- 45 vitórias
- 16 empates
- 9 derrotas