A principal posição em disputa no Inter atualmente é a de goleiro. Desde que chegou ao clube, o técnico Miguel Ángel Ramírez tem mantido Marcelo Lomba como titular. Porém, como as últimas atuações do experiente arqueiro têm sido contestadas, Daniel se tornou uma opção — e até desejo de alguns torcedores.
Mesmo que haja uma corrente de defesa para que o atleta de 27 anos, formado na base, torne-se o titular, internamente a avaliação é de que os dois jogadores têm características semelhantes.
Conforme apurou a reportagem de GZH, Daniel e Marcelo Lomba gozam de muito prestígio internamente no clube. O primeiro é uma das promessas coloradas para a posição há muito tempo. O segundo assumiu a condição de titular em 2018, quando Danilo Fernandes teve uma grave lesão no ombro, foi eleito o melhor goleiro do Brasil e, desde então, é titular o dono da posição.
A avaliação interna é de que os goleiros têm características bem parecidas, são atletas muito técnicos e seguros. Além disso, ambos têm firmeza em suas defesas. Outra característica semelhante entre os jogadores é a velocidade, tanto de reação quanto de movimentação. O que se diz internamente é que os dois são rápidos e com ótimo nível de força para explosão no ato de defender.
Outro fator que faz com que o técnico Miguel Ángel Ramírez mantenha a disputa em aberto é a qualidade dos dois goleiros em participar do jogo com os pés. Marcelo Lomba e Daniel são muito bons, de acordo com a avaliação colorada, neste quesito.
O questionamento que fica é: se ambos são tão parecidos, o que poderia ser o diferencial para a titularidade? A reposição de bola e a saída do gol. Nestes fatores, Daniel leva vantagem. Tanto para ser um peça importante da defesa em bolas aéreas defensivas quanto para ligar um contra-ataque rápido, o goleiro formado no clube sai na frente.
A favor de Lomba, há a experiência e a confiança do atual comandante — e o histórico de valorização pelos ex-treinadores colorados, já que ele foi titular com Odair Hellmann, Eduardo Coudet e Abel Braga.
— O Inter tem três goleiros com contratos até 31 de dezembro. Neste processo de readequação financeira, terá de ficar com apenas um dos veteranos e, se possível, agora no meio do ano. Sou favorável que, neste momento de construção de time, Daniel seja a aposta. O Inter precisa dar-lhe uma sequência de jogos para ter a real medida do jogador com o qual conta. A partir daí, Lomba seria uma segunda alternativa e Danilo, a terceira. O histórico de lesões de Danilo faz dele uma incógnita, embora reconheça seu valor como goleiro. Mas, desde que chegou, em 2016, ele não consegue engatar uma temporada na outra.
Números dos goleiros colorados em 2021:
Marcelo Lomba
- 16 jogos
- 20 gols sofridos
Daniel
- 6 jogos
- cinco gols sofridos