Com 100% aproveitamento no Beira-Rio na Libertadores, o Inter de Miguel Ángel Ramírez ainda não conseguiu pontuar longe de seu estádio no torneio. O retrospecto avassalador em casa e as dificuldades longe de seus domínios não são novidade para o treinador espanhol.
Quando foi campeão da Copa Sul-Americana 2019, pelo Independiente del Valle-EQU, o técnico fazia valer o fator local para compensar o mau rendimento longe do Equador. Em casa, o aproveitamento foi de 83%, com destaque para a goleada de 5 a 0 sobre a Universidad Catolica-CHI. Fora de casa, contudo, o desempenho caiu para 33%.
Já na Libertadores 2020, quando os equatorianos avançaram até as oitavas de final, os números foram exatamente iguais. Se por um lado o time de Ramirez goleou em casa o poderoso Flamengo por 5 a 0 e o Junior Barranquilla-COL por 3 a 0, fora de casa a equipe do espanhol foi goleada pelos mesmos adversários, por 4 a 0 e 4 a 1, respectivamente.
Sul-Americana 2019 (Del Valle campeão)
Na campanha do título, Miguel Ángel Ramírez estreou na segunda rodada, goleando a Universidad Catolica em casa por 5 a 0. Desta forma, a derrota por 3 a 2 no Chile, no jogo da volta, não impediu a classificação para a fase seguinte.
Nas oitavas de final, o Del Valle começou empatando na Venezuela por 0 a 0 com o Caracas. Em Quito, contudo, fez valer o fator local vencendo por 2 a 0. Depois, nas quartas, Ramírez enfrentou o seu jogo mais complicado na competição. Após perder na Argentina por 2 a 1 para o Independiente-ARG, o time equatoriano venceu por 1 a 0 em casa, e acabou se classificando pela regra do gol qualificado.
O confronto que destoou foi a semifinal contra o Corinthians. No jogo de ida da semifinal, em São Paulo, a equipe de Ramírez venceu por 2 a 0, a única vitória fora de casa na competição. Desta forma, o empate por 2 a 2 no jogo da volta, no Equador, acabou classificando a equipe para a final.
Na decisão, em Assunção, o Independiente del Valle venceu o Colón-ARG por 3 a 1. Excluindo a final, que foi em campo neutro, a equipe equatoriana teve uma vitória, um empate e duas derrotas fora de casa, com um aproveitamento de apenas 33%. Contudo, o bom desempenho de 83% em casa compensou e garantiu o título.
Libertadores 2020 (Del Valle caiu nas oitavas)
Já na Libertadores 2020, o Del Valle também foi implacável no Grupo A em casa. No Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, a equipe equatoriana goleou o campeão Flamengo, por 5 a 0, o Junior Barranquilla, por 3 a 0, e venceu com autoridade o Barcelona-EQU, por 2 a 0.
Fora de casa, a equipe de Ramírez chegou a golear também o Barcelona por 3 a 0. Contudo, sofreu derrotas consistentes no Rio de Janeiro e em Barranquilla, para Flamengo (4 a 0) e Junior (4 a 1), respectivamente.
Já nas oitavas de final, após dois empates por 0 a 0, o Independiente del Valle acabou sendo eliminado nos pênaltis pelo Nacional-URU. Na Libertadores 2020, o time de Ramirez repetiu o aproveitamento da Sul-Americana: 83% em casa e 33% fora de casa.
No Inter, o desafio do espanhol será quebrar essa escrita a partir do jogo contra o Olimpia, na próxima quinta (20), em Assunção-PAR, partida em que a vitória é fundamental para a classificação colorada na competição.
Del Valle na Copa Sul-Americana 2019
Casa - 3 vitórias e 1 empate (aproveitamento de 83%)
- Del Valle 5 X 0 Universidad Catolica
- Del Valle 2 X 0 Caracas
- Del Valle 1 X 0 Independiente-ARG
- Del Valle 2 X 2 Corinthians
Fora - 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas (aproveitamento de 33%)
- Universidad Catolica 3 X 2 Independiente del Valle
- Caracas 0 X 0 Independiente del Valle
- Independiente-ARG 2 X 1 Independiente del Valle
- Corinthians 0 X 2 Independiente del Valle
Del Valle na Copa Libertadores 2020
Casa - 3 vitórias e 1 empate (aproveitamento de 83%)
- Independiente del Valle 5 X 0 Flamengo
- Independiente del Valle 3 X 0 Junior Barranquilla
- Independiente del Valle 2 X 0 Barcelona-EQU
- Independiente del Valle 0 X 0 Nacional-URU
Fora - 1 vitória, 1 empate e 2 derrotas (aproveitamento de 33%)
- Flamengo 4 X 0 Independiente del Valle
- Junior Barranquilla 4 X 1 Independiente del Valle
- Barcelona-EQU 0 X 3 Independiente del Valle
- Nacional-URU 0 X 0 Independiente del Valle