Desde 2017 no Estádio Beira-Rio, Uendel está próximo de deixar o Inter. O lateral-esquerdo, que não está nos planos para a temporada de 2021, recebeu uma sondagem do Sport. As negociações avançam, e restam apenas alguns detalhes para o anúncio do novo destino do jogador.
A intenção da direção e da comissão técnica colorada é buscar mais um lateral para disputar a posição com Moisés. Com isso, Léo Borges poderá receber minutos no decorrer da temporada. Logo, Uendel não tem no horizonte o aproveitamento imediato com Miguel Ángel Ramírez.
Com contrato até o final de 2021, o atleta poderá ser repassado por empréstimo ao clube ou rescindir com o Inter para ficar livre e firmar vínculo definitivo com o Sport. São dois os empecilhos do momento: os custos salariais mensais, que se aproximam de R$ 300 mil, e a impossibilidade de inscrições de novos contratos por parte dos nordestinos.
Segundo a imprensa pernambucana, ambos os entraves podem ser resolvidos nos próximos dias para Uendel ter uma nova equipe. Em 2020, Cruzeiro e Corinthians tentaram tirar o lateral, mas o vínculo com o Inter e os salários impediram acordos. Pela ideia de reformulação, não há resistência interna para uma possível liberação desta vez.
Pelo Inter, Uendel tem 131 partidas e um gol marcado. Foi titular absoluto apenas no primeiro ano e, depois, enfrentou as concorrências de Iago e, por último, Moisés.