Apesar de a temporada 2021 já ter iniciado, o trabalho do grupo principal sob o comando de Miguel Ángel Ramírez ainda está no começo — e todos os jogadores estão sob avaliação. Durante os primeiros dias de treinamentos e partidas, o comandante colorado irá utilizar as peças que tem à disposição e, a partir do rendimento, formará o grupo do Inter que disputará as competições do ano.
O espanhol comandou duas atividades com o elenco principal do Inter. A reapresentação ocorreu na última segunda-feira (8), quando os jogadores fizeram os exames de covid-19. Na terça-feira e na manhã desta quarta, Ramírez já comandou trabalhos físicos e técnicos com o elenco.
Caso tenha o seu nome publicado no BID até sexta-feira, o treinador estará à frente da equipe no domingo, contra o Ypiranga, no Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho.
— Esse começo de temporada serve para que os testes sejam feitos. Aqueles jogadores do sub-20 que foram bem serão testados no principal e aproveitados. Neste primeiro momento, não há negociações de saída, nem de renovações de contrato em andamento. Atletas que têm vínculos até o meio do ano ou até o fim de 2021 terão seus casos analisados mais para frente — explicou o vice-presidente de futebol colorado, João Patrício Hermann.
Apesar disso, alguns jogadores que, no entendimento da diretoria, não seriam utilizados na temporada ou que precisariam de mais rodagem foram negociados. O lateral-direito Zeca rescindiu o seu vínculo com o clube; o goleiro Keiller e o atacante Bruno José foram emprestados para a Chapecoense e Cruzeiro, respectivamente.
O lateral-direito Dudu foi vendido para o Atlético-GO, e o lateral-esquerdo Natanael também negocia sua permanência em Goiás — porém, nada está acertado ainda.
Outro jogador que será liberado para ganhar mais experiência é o argentino Martín Sarrafiore. O atleta voltou do empréstimo para o Coritiba, mas não ficará no Inter em 2021 — será renegociado. Outros jogadores do plantel sub-20 também podem ser emprestados para ganhar experiência. Entretanto, isso só deverá acontecer após a avaliação de Miguel Ángel Ramírez, em conjunto com a direção.
Retornos
Um fator que já foi constatado pelo departamento de futebol e pela comissão técnica é de que o elenco colorado é suficiente para as disputas das competições desta temporada. Além disso, no decorrer do ano, três jogadores do próprio elenco ficarão à disposição do treinador, o que agregará em qualidade e quantidade: o lateral-direito Renzo Sarávia, o meia Gabriel Boschila e o zagueiro Rodrigo Moledo. Guerrero também está em fase final de recuperação.
Contratações
O Inter admite negociar com o Unión Espanhola-CHI a contratação do meia-atacante Carlos Palácios. O chileno de 20 anos está nos planos do clube para a temporada, e as tratativas ainda estão em andamento. Alguns pontos financeiros e de garantias na forma de pagamento são negociadas entre os clubes para que, a partir disso, o acordo seja concretizado.
Neste primeiro momento, caso acerte a transferência, Palácios deve ser o único reforço do Inter antes do início da Libertadores. A contenção de despesas e o pouco poder de investimento fazem com que a diretoria colorada tenha cautela nas negociações e, principalmente, não entre em leilões por jogadores — como por exemplo o volante Gabriel Neves, do Nacional-URU.