Para a decisão contra o Vasco, no domingo (14), o técnico do Inter, Abel Braga, terá o desafio de encontrar um substituto para o meia Patrick, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. A missão, contudo, não chega a ser uma novidade. Desde que retornou ao clube, o treinador não contou com o atleta em três oportunidades. Em cada uma delas, o comandante escolheu um substituto diferente.
A primeira vez em que Abel não teve Patrick à disposição foi justamente no seu segundo jogo comandando a equipe, contra o Santos, no dia 14 de novembro. No departamento médico por conta de uma contusão, o meia foi desfalque por três partidas.
Na Vila Belmiro, o treinador escalou o Inter no 4-4-2 tradicional. Os volantes eram Rodrigo Dourado e Edenilson. Marcos Guilherme atuou como meia pela direita, enquanto Maurício era o meia pela esquerda. A dupla de ataque foi formada por Thiago Galhardo e Abel Hernández. A equipe colorada, contudo, não foi bem e perdeu por 2 a 0.
O compromisso seguinte foi a partida de volta contra o América-MG pelas quartas de final da Copa do Brasil. Na ocasião, Abel escalou o Inter no 4-2-3-1, com a dupla de volantes Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso, Edenilson como meia pela direita, D’Alessandro atuando centralizado e Leandro Fernández pela esquerda, com Thiago Galhardo à frente. Apesar da vitória colorada por 1 a 0, o time gaúcho acabou sendo eliminado nos pênaltis.
Na sequência, o Inter encarou o Fluminense, no Beira-Rio. Mais uma vez, o treinador montou a equipe colorada no 4-2-3-1. Desta vez, entretanto, os volantes foram Rodrigo Dourado e Edenilson, com Maurício na meia direita, Nonato centralizado e Caio Vidal pela esquerda. A estratégia, porém, não deu certo. A equipe perdeu por 2 a 1.
Após a recuperação do time colorado e a sequência de nove vitórias seguidas, Abel firmou o esquema 4-1-4-1, com Rodrigo Dourado como primeiro volante, Edenilson e Praxedes centralizados, Caio Vidal na ponta direita, Patrick na ponta esquerda e apenas Yuri Alberto como centroavante.
Tendo como parâmetro os três jogos em que o treinador não teve Patrick à disposição, as possibilidades mais concretas para o lugar do meia seriam Maurício, Marcos Guilherme e Nonato. Contudo, não pode ser descartado o ingresso de Thiago Galhardo. Nesta hipótese, o goleador da equipe jogaria junto a Yuri Alberto, possivelmente mudando o esquema tático.
A equipe será definida nos treinos desta sexta (12) à tarde e no sábado (13) pela manhã, antes da viagem ao Rio. O contra o Vasco, no domingo (14), em São Januário, será às 16h.
Confira a escalação do Inter nos três jogos em que Patrick não esteve à disposição de Abel:
- Santos 2 X 0 Inter: Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Uendel; Dourado, Edenilson, Mauricio e Marcos Guilherme; Thiago Galhardo e Abel Hernández.
- América-MG 0 (6) X 1 (5) Inter: Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Víctor Cuesta e Moisés; Dourado e Lindoso; Edenilson, D'Alessandro e Leandro Fernández; Thiago Galhardo.
- Inter 1 X 2 Fluminense: Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Cuesta e Uendel; Rodrigo Dourado e Edenilson; Maurício Nonato e Caio Vidal); Thiago Galhardo.