Inter e Corinthians jogarão nesta quinta-feira (25), no Beira-Rio, a última partida em Porto Alegre do Brasileirão da pandemia. O Colorado ainda pode ser campeão, dependendo de uma vitória sua e de um tropeço do Flamengo contra o São Paulo. As autoridades se preocupam com possíveis aglomerações de torcedores assistindo ao jogo ou até mesmo comemorando um eventual título. Para minimizar as chances de elas acontecerem, a fiscalização será reforçada.
A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-RS) reforçará a presença da Brigada Militar e da Polícia Civil nas ruas antes, durante e depois do jogo. Na Capital e no interior, locais onde torcedores costumam comemorar os títulos serão previamente ocupados por agentes para evitar eventuais aglomerações.
— Não se trata de colocar as forças de segurança contra os torcedores, que são parte da população gaúcha. Trata-se de estarmos ao lado de todos os gaúchos para que as medidas de prevenção funcionem e consigamos reduzir a pressão sobre o sistema de saúde — declarou o vice-governador e secretário de Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.
Na primeira rodada do torneio, no início de agosto de 2020, 29.673 pessoas haviam contraído o coronavírus, e 2.567 tinham morrido em decorrência dele no Rio Grande do Sul. Nesta quinta-feira (25), o Campeonato Brasileiro termina com mais de 619 mil contágios e 12 mil mortos pela covid-19 no Estado, onde o sistema de saúde das principais cidades se aproxima do colapso.
— Imaginem que coisa boa seria ambos os times campeões — projetou Ranolfo, já que o Grêmio pode ser campeão da Copa do Brasil em alguns dias.
— Por outro lado, estamos no pior momento da pandemia no Estado. Apelamos à consciência das torcidas, que assistam aos jogos em suas próprias casas. Por favor, não se aglomerem, preservem a própria saúde e a de toda sociedade — complementou.
Inter e Grêmio atuam sob um forte protocolo sanitário. Driblaram os problemas financeiros e chegaram ao final da temporada brigando diretamente pelos títulos nacionais. A empolgação das torcidas é grande. Porém, as autoridades e os dirigentes dos clubes reforçam que o torcedor precisa entender a importância de respeitar o distanciamento social.
— Estamos engajados na luta contra a covid-19. Desta maneira, convocamos os nossos torcedores para que permaneçam em casa e que não façam aglomerações. Temos uma batalha dentro de campo e fora também. Nas duas, precisamos do apoio e colaboração da nossa torcida — declarou o presidente do Inter, Alessandro Barcellos, nesta quarta-feira (24).
A dupla Gre-Nal reuniu-se, nesta quarta, virtualmente, com a prefeitura de Porto Alegre, o governo do Estado, a secretaria de Saúde e demais autoridades envolvidas na prevenção de aglomerações.
— Vamos torcer pelos nossos grandes times, que estão em ótima fase, mas não vamos transformar um momento de felicidade e alegria em uma dor no futuro. Vamos fazer nossa festa em casa, sem aglomerar — pediu o vice-prefeito Ricardo Gomes, após a conversa.
A atualização mais recente no Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual trouxe uma novidade que atinge todo o território gaúcho. Não é permitido que nenhum serviço de atendimento presencial a cliente aconteça entre as 20h e 5h da manhã.
Assim, bares e restaurantes devem estar fechados durante a última rodada do Brasileirão. Casos de estabelecimentos abertos podem gerar pena de detenção de 15 dias ou seis meses de multa aos proprietários (artigo 330 do Código Penal, "desobedecer a ordem legal de funcionário público").
Em entrevista ao programa Atualidade, da Rádio Gaúcha, nessa quarta (24), o secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, apontou para a mudança no perfil dos contaminados.
— O vírus está atingindo mais os jovens. É muito importante que as pessoas se cuidem e cumpram os protocolos. Evitem aglomerações. Pedimos isso principalmente aos jovens. Cuidem-se, o vírus passou por mutações e o perigo está rondando vocês — reforçou Sparta.
Os próprios torcedores da organizada colorada Guarda Popular aumentaram a campanha contra aglomerações. No domingo (21), quando o Inter foi ao Maracanã tentar o título contra o Flamengo, o perfil da torcida no Twitter publicou a mensagem: “(...) Orientamos a todos à assistirem o jogo em suas casas”.