A presença de centenas de colorados no aeroporto Salgado Filho, no último fim de semana, no embarque da delegação rumo ao Rio de Janeiro, na véspera do confronto com o Flamengo, acendeu o sinal de alerta junto às autoridades gaúchas. Nesta quinta-feira (25), o Inter voltará a viver uma decisão, quando recebe o Corinthians no Beira-Rio, podendo conquistar o título do Brasileirão.
Temendo novas aglomerações, seja para assistir à partida ou em caso de uma eventual festa, a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado se reuniram nesta quarta com os presidentes da dupla Gre-Nal para debater o engajamento dos clubes em uma campanha de conscientização pelo distanciamento social, em um momento em que o Rio Grande do Sul vive o agravamento do quadro de contágio de covid-19.
— A reunião foi muito proveitosa. O Internacional sempre se colocou à disposição da coletividade da cidade de Porto Alegre. Estamos engajados na luta contra a covid-19. Desta maneira, convocamos os nossos torcedores para que permaneçam em casa e que não façam aglomerações. Temos uma batalha dentro de campo e fora também. Nas duas, precisamos do apoio e colaboração da nossa torcida — declarou o mandatário colorado, Alessandro Barcellos.
O encontro, realizado de maneira virtual, também contou com a presença do presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Júnior, já que o Tricolor viverá situação semelhante no próximo domingo, quando enfrenta o Palmeiras, na Arena, pelo duelo de ida da final da Copa do Brasil.
Apesar de o último decreto estadual estabelecer o fechamento do comércio às 20h, a partida desta quinta não corre o risco de sofrer qualquer alteração de horário ou data. Entende-se inclusive que o fato de o jogo ser disputado às 21h30min, quando os bares da Capital já estarão fechados, será um fator a menos de preocupação — ao contrário do jogo do Grêmio, agendado para as 16h de domingo, e que não teve a permissão da CBF para ser adiado para a noite.
Após a reunião, os dois clubes devem promover, nas próximas horas, manifestações que convoquem seus torcedores a não promoverem aglomerações. Até mesmo os atletas devem ser incluídos nesta campanha.
— Neste momento crítico pelo qual estamos passando, precisamos conscientizar os torcedores de assistirem e comemorarem em suas casas, evitando aglomerações. O apoio dos clubes é fundamental neste sentido — comentou o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes.