Abel Braga aprimorou um quesito que já era utilizado por Eduardo Coudet no Inter: a bola aérea. Após 29 rodadas do Brasileirão, o Colorado é a equipe que mais gols marcou no de cabeça na competição. São 14 em dos 44 até o momento. Com o treinador, foram quatro oriundos de cruzamentos.
O último gol no quesito foi feito por Bruno Praxedes, contra o Goiás. Sob o comando da nova comissão técnica, Yuri Alberto, contra o América-MG, Edenilson, após rebote da zaga do Palmeiras, e Rodrigo Dourado, diante do Bahia, já haviam colaborado para os índices. O vice-líder no quesito é o Flamengo, que tem três gols a menos.
Com Abel Braga, o Inter já balançou as redes em 14 oportunidades em 13 partidas com o ídolo na casamata. A fatia de gols assinalados em cruzamentos é de 28,5%. O próprio treinador admitiu que o recurso é treinado para ser uma arma nos confrontos:
— Treinamos a bola aérea, e mais a defensiva — relatou, depois de vencer o Goiás.
Para encarar o Fortaleza, no próximo domingo (17), no Beira-Rio, o recurso será treinado durante a semana. No entendimento da comissão técnica, os times que atuam mais fechados, como é uma tendência do adversário nordestino, geram mais dificuldades ao Colorado. Desta forma, os cruzamentos podem ser uma arma para furar as barreiras inimigas.