Por seis votos a um, a Comissão Eleitoral do Inter votou pela cassação da Chapa 3 nesta quinta-feira (10). Inicialmente, o presidente dela, Lauro Dornelles, havia decidido por apenas abrir investigação interna sem impedir nenhum candidato de concorrer ao pleito do dia 15. Dornelles se manteve contrário à cassação da candidatura, mas foi voto vencido.
— O entendimento é de cada membro que emite o voto em relação ao que foi denunciado. A denúncia menciona uso de dados do clube e envolvimento de dois conselheiros que serão encaminhados para comissão de ética — detalhou Dornelles, em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta quinta, justificando a sua posição contrária à maioria da Comissão:
— Estamos vendo que a repercussão será muito ruim para a instituição. Mas temos de decidir pelo que chega até nós em documentação, e com discernimento. Me baseei nisso. Não posso aqui emitir opinião sobre os votos dos outros membros da comissão.
A decisão votada cinco dias antes da eleição é resultado de um recurso apresentado pelas chapas denunciantes. Não há mais possibilidades de revertê-la internamente. O candidato ao conselho de gestão cassado, José Aquino Flôres de Camargo, concedia entrevista ao vivo em GZH quando foi comunicado do impedimento de sua chapa e chamou a decisão de "golpe", dizendo que irá à justiça comum para reverter a situação.
— Não temos conhecimento jurídico em relação a isso, mas a decisão da comissão é irrecorrível. Não tem no âmbito do clube outra possibilidade de mais recursos. Agora, judicialmente, não sei como isso pode se desenrolar. Me foge ao conhecimento, não tenho como responder com base em suposições — comentou Dornelles.
A cassação de chapa é fato inédito nas eleições do Inter. Em contato com a reportagem, Lauro Dornelles diz que a comissão se reunirá nesta sexta-feira para decidir como ficará a disputa pelo conselho de Gestão, já que apenas a Chapa 3 está impedida de concorrer. No entanto, as outras candidaturas ainda aptas também são mencionadas em denúncias e podem ser analisadas pela comissão eleitoral.