Um levantamento exclusivo realizado nos últimos cinco dias pela equipe de reportagem de Gaúcha, ZH e GZH ouviu a maioria dos conselheiros aptos a votar no primeiro turno nas eleições para a presidência do Inter. O que se constatou foi uma diferença pequena entre os quatro candidatos que disputam a presidência do clube para o próximo triênio.
Pelas regras do estatuto colorado, apenas os dois candidatos mais votados poderão avançar ao segundo turno para disputar o voto de mais de 40 mil sócios colorados, em eleição direta marcada para o dia 15 de dezembro.
Pelo levantamento, em tese, os candidatos Alessandro Barcellos, José Aquino Flores de Camargo, Guinther Spode e Cristiano Pilla têm chances de ir para a disputa no pátio, como é conhecida no Beira-Rio a última etapa da eleição.
Apoiado pelos movimentos Academia Colorada, Inove Inter e Convergência Colorada, o ex-vice de futebol Alessandro Barcellos lidera a pesquisa de intenção de voto, com 77 votos. José Aquino Flores de Camargo, do movimento Reage Inter, aparece em segundo lugar, com 67 votos.
Já Guinther Spode, do movimento Inter Grande — que conta com o apoio do atual presidente Marcelo Medeiros —, é o terceiro colocado, com 58 votos. Cristiano Pilla, do movimento Povo do Clube, por sua vez, é o quarto lugar, com 51 votos.
O levantamento não permite adiantar, com precisão, quem serão os dois que irão para o pátio porque dos 293 conselheiros contatados, dez afirmaram ainda estarem indecisos, enquanto 26 preferiram não responder. Além disso, 49 conselheiros não foram localizados, e um declarou que não irá votar.
A disputa será voto a voto.
Veja os números do levantamento do Grupo RBS:
- Barcellos: 77 votos (22,7%)
- Aquino: 67 votos (19,8%)
- Guinther: 58 votos (17,1%)
- Pilla: 51 votos (15%)
- Não foram encontrados: 49 (14,6%)
- Não quiseram responder: 26 (7,6%)
- Indecisos: 10 (2,9%)
- Abstenção: 1 (0,3%)
Total: 339 conselheiros
Como fizemos esta matéria
Desde a última sexta-feira, 14 repórteres de Gaúcha, ZH e GZH fizeram contato com os 339 conselheiros do Inter. Destes, 290 atenderam. Os profissionais se identificaram como jornalistas do Grupo RBS e perguntaram em quem o conselheiro iria votar na eleição que ocorre nesta quinta e sexta-feira para presidente do Inter. Como um número expressivo de conselheiros não foi localizado ou não quis antecipar o voto, o levantamento não é definitivo quanto ao resultado da votação em primeiro turno, mas revela o potencial de cada uma das chapas inscritas.
Quem participou da apuração
Rodrigo Oliveira, Cristiano Munari, Filipe Duarte, Saimon Bianchini, Raphael Gomes, Douglas Demoliner, Saimon Bianchini, Camila Nunes, Marcos Bertoncello, Diori Vasconcelos, Rafael Diverio, Luã Hernandez, Rafael Ramos e Roger Silva.