Apesar de ter encerrado a primeira parte do Brasileirão com derrota para o Corinthians, fora de casa, o Inter conseguiu se manter no topo da tabela de classificação. Isso foi possível porque Flamengo e Atlético-MG, adversários diretos na briga pela liderança, também tropeçaram no fim de semana.
— Vejo o Inter liderando ainda o campenato. Se repetirmos nos segundo turno o que fizemos no primeiro, temos grandes chacnes de ganharmos o título. Então, aqui ninguém está falando em crise. Tenho certeza que a torcida colorada deve estar extremamente contente com nosso desempenho global neste primeiro turno. Só posso é agradecer o desempenho da nossa comissão técnica e dos nossos jogadores — avaliou o vice-presidente Alexandre Chaves Barcellos ainda no sábado (31).
Porém, o Colorado ainda não pode se gabar pelo título símbólico de campeão do turno. Embora o time de Eduardo Coudet tenha disputado suas 19 rodadas, oito jogos do campeonato foram adiados por diferentes motivos, deixando 11 clubes com partidas pendentes. Destes, dois ainda poderão ultrapassar a equipe gaúcha na tabela.
Atualmente, quem está mais próximo de alcançar a pontuação de líder é o Atlético-MG. Com um jogo atrasado pela sexta rodada, contra o Athletico-PR, em Belo Horizonte, os comandados de Jorge Sampaoli podem chegar aos mesmos 35 pontos, superando o Inter em número de vitórias. Já o São Paulo, para assumir o primeiro lugar, precisa vencer dois dos três compromissos que ainda possui — diante do Goiás, em Goiânia, do Ceará, em Fortaleza, e do Botafogo, no Morumbi. A questão é: quando estas partidas serão disputadas?
A CBF ainda não divulgou novas datas para que estes jogos sejam realizados e aguarda o desempenho das equipes nas competições paralelas que participam. Por exemplo, o Atlético-MG poderá enfrentar o Athletico-PR já no dia 11 ou 12 de novembro. Para isso, no entanto, precisa que os paranaenses sejam eliminados da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (4), pelo Flamengo. No jogo de ida, em Curitiba, os cariocas venceram por 1 a 0. Caso isso se concretize, a esperança colorada é que o período de turbulência dos mineiros, com quatro partidas sem vitórias, se estenda até a próxima semana.
— O Atlético passa pelo momento de maior contestação sob o comando de Sampaoli. Tem mostrado alguns problemas importantes na conclusão das jogadas e isso fez com que o time não vencesse Bahia, Fluminense e, principalmente, o Sport. E, contra o Palmeiras, mostrou que contra adversários de alto nível, que você tem que bater se quiser ser campeão, a defesa fica muito exposta. Mas existe uma consciência no clube que talvez ainda não seja um ano para título, mas uma ideia de produzir um trabalho para o ano que vem — analisa Hernique Fernandes, comentarista do SporTV em Minas Gerais.
A situação mais complicada em relação ao calendário envolve o São Paulo que, embora tenha sido eliminado da Libertadores, participa agora da Copa Sul-Americana. Nesta quarta, inclusive, os paulistas recebem o Lanús, precisando reverter a derrota sofrida na Argentina, por 3 a 2. Em caso de desclassificação, eles teriam o dia 25 de novembro disponível para enfrentar o Goiás, em duelo adiado ainda pela rodada de abertura do Brasileirão. Entretanto, restariam ainda as outras duas partidas atrasadas, contra Ceará e Botafogo, fazendo com que o turno são-paulino possa ser concluído daqui um mês.
—São jogos contra a turma da parte de baixo da tabela e, analisando o São Paulo do Fernando Diniz, vejo grande dificuldade neste tipo de jogo. A equipe vai bem nos jogos maiores, em clássicos, mas sofre contra times mais fechados, que não têm tanta mobilização. Então, estes jogos atrasados não querem dizer nada sobre a garantia de pontos. São números teoricamente vencíveis, mas não se pode colocar na conta ainda. O São Paulo é muito irregular — avalia Arnaldo Ribeiro, comentarista do SporTV.
Afetado pela pandemia, o Brasileirão de 2020 é realmente atípico. Para conhecer o campeão do primeiro turno, os torcedores precisão aguardar até a metade de dezembro. A questão é que, até lá, o desenho da tabela poderá estar completamente diferente.
Confira os jogos atrasados do primeiro turno:
Palmeiras x Vasco (1ª rodada)
Adiado para que o Palmeiras disputasse a final do Campeonato Paulista
Goiás x São Paulo (1ª rodada)
Adiado após 10 jogadores do Goiás testarem positivo para covid-19
Atlético-MG x Athletico-PR (6ª rodada)
Adiado para que o Atlético-MG disputasse a final do Campeonato Mineiro
Grêmio x Goiás (6ª rodada)
Adiado para que o Grêmio disputasse a final do Campeonato Gaúcho
Ceará x São Paulo (16ª rodada)
Adiado para que o Ceará disputasse a final do Campeonato Cearense
Vasco x Fortaleza (16ª rodada)
Adiado para que o Fortaleza disputasse a final do Campeonato Cearense
São Paulo x Botafogo (18ª rodada)
Adiado para que o São Paulo disputasse as oitavas de final da Copa do Brasil
Bahia x Fortaleza (18ª rodada)
Adiado para que o Fortaleza disputasse as oitavas de final da Copa do Brasil