Não foi da melhor maneira que o Inter encerrou sua participação no primeiro turno do Brasileirão. Como admitido internamente, a atuação diante do Corinthians, no último sábado (31), foi abaixo do esperado, mas ainda existe a possibilidade de que o time de Eduardo Coudet inicie a segunda metade do campeonato na liderança. Para isso, será necessário que Atlético-MG e São Paulo — com dois e três jogos a menos, respectivamente — não ultrapassem os 35 pontos. De qualquer forma, o Colorado aparece entre os destaques da competição.
Com 21 pontos conquistados em 27 disputados, e sem ter sofrido nenhuma derrota no Beira-Rio, o Inter obteve a segunda melhor campanha como local — atrás apenas do Atlético-MG, que fez 23 pontos no Mineirão. Fora de casa, o aproveitamento foi inferior. Em 10 jogos, foram 14 pontos ganhos, o que o deixa com a terceira melhor campanha como visitante — figurando atrás de Flamengo, com 20, e Palmeiras, com 15.
Os comandados de Coudet também aparecem com o terceiro melhor ataque do campeonato, com 30 gols marcados (Flamengo tem 33 e Atlético-MG, 31), e a terceira melhor defesa, com 16 gols sofridos (Fortaleza, com dois jogos a menos, sofreu 12, enquanto o São Paulo, com três jogos a menos, sofreu 14).
Destaques individuais
Expulso na última rodada, Thiago Galhardo é, sem dúvidas, o maior destaque colorado até agora. Além de ser o goleador do Brasileirão, com 15 gols, de acordo com o site SofaScore ele é o segundo em assistências (cinco, atrás apenas de Marinho, do Santos) e terceiro em finalizações a gol (38, atrás de Keno, do Atlético-MG, e Gilberto, do Bahia).
Outro jogador que se destacou nesta primeira parte da competição foi o meia Patrick, que aparece como quarto colocado em dribles — 43, atrás de Keno, do Atlético-MG (62), Romarinho, do Fortaleza (57), e Gerson, do Flamengo (51) — e ao mesmo tempo quarto em desarmes — 43, atrás de Aderlan, do Bragantino (55), Fernando Sobral e Charles, do Ceará (50 e 46, respectivamente).
Embora tenha falhado no gol que decretou a derrota em São Paulo no fim de semana, o zagueiro Víctor Cuesta figura como o quinto jogador que mais acertou passes até agora (823 passes certos). À sua frente, figuram Gil, do Corinthians (947), Junior Alonso, do Atlético-MG (934), Thiago Heleno, do Athletico-PR (893), e Filipe Luís, do Flamengo (871).
Defensivamente, o Inter também se destaca como a equipe com a maior série de jogos sem sofrer gols: oito. Além disso, Marcelo Lomba é um dos líderes em estatísticas entre os goleiros. Embora apareça apenas em 14º lugar em número de defesas, com 35, o jogador é quem mais vezes saiu do gol para cortar a bola. Ao todo, foram sete saídas, empatado com Cleiton, do Bragantino, que ainda joga nesta segunda-feira contra o Grêmio.
Confira os números do Inter no primeiro turno do Brasileirão:
2ª melhor campanha como local: 21 pontos (atrás do Atlético-MG*, com 23)
3ª melhor campanha como visitante: 14 pontos (atrás de Flamengo, com 20, e Palmeiras*, com 15)
3º melhor ataque: 30 gols (atrás de Flamengo, 33, e Atlético-MG, 31*)
3ª melhor defesa: 16 gols (atrás de Fortaleza, com 12*, e São Paulo, com 14*)
Maior série sem sofrer gols: 8 jogos
Goleador: Thiago Galhardo, com 15 gols
2º melhor assistente: Thiago Galhardo, com 5
4º maior driblador: Patrick, com 43
4º maior desarmador: Patrick, com 43
5º melhor passador: Víctor Cuesta, com 823 passes certos
*times com jogos a menos