Anunciado como novo reforço do Inter, Maurício chega nesta semana a Porto Alegre para assinar contrato por cinco temporadas com o clube. Jornalistas mineiros conversaram com GZH, dando mais detalhes sobre o jovem de 19 anos que deverá receber chances com o técnico Eduardo Coudet no setor, principalmente após lesão de Boschilia. No entendimento deles, o atleta é uma das maiores promessas da Toca da Raposa, CT do Cruzeiro.
Para o comentarista do Grupo Globo em Minas Gerais, Bob Faria, o negócio ocorreu por ser um modelo interessante para a equipe de Belo Horizonte. A necessidade de contar com um atacante para formar dupla com Marcelo Moreno falou mais alto.
— Tem muita técnica, joga com a cabeça levantada. É um pensador de jogadas. Eu o vejo como ponta de lança. Colocaram o Maurício para jogar de extremo, de segundo volante, em um monte de roubada — disse Bob, em entrevista ao Domingo Esporte Show, da Rádio Gaúcha. — Eu acho a função centralizada é a melhor função dele. Já jogou de segundo volante também — complementou o comentarista.
Já para o setorista do clube no Estado de Minas, Tiago Mattar, o meia é uma boa aposta para o Colorado pelo modelo de transação que se apresenta. A organização da equipe de Coudet poderá potencializar o atleta, segundo o jornalista:
— É um meia central de origem, mas que também pode ser deslocado para os extremos. Na base, rendeu mais pela direita, com pé trocado. Já no profissional, foi utilizado com mais frequência pela esquerda. É um jogador de bom passe (tem três assistências no ano) e de boa finalização (é o artilheiro do Cruzeiro na temporada, com cinco gols) — avalia.
Em números gerais, Maurício tem 41 partidas como profissional entre 2019 e 2020. O então camisa 11 do Cruzeiro já marcou seis vezes. Apenas em 2020 foram 32 duelos com cinco bolas na rede, números que despertaram o interesse colorado, além do modelo de negociação pela contratação de um jovem com potencial de revenda e que tem histórico na seleção brasileira de base.