Após mais uma expulsão e uma atuação abaixo da média no clássico Gre-Nal, Damián Musto tem recebido diversas críticas dos torcedores do Inter. O argentino foi a primeira contratação do departamento de futebol para a temporada de 2020, por indicação de Eduardo Coudet. Homem de confiança do treinador, o volante esteve com Chacho no Rosario Central e no Tijuana, até que foi vendido para o futebol europeu.
O atleta esteve em campo em 26 das 36 partidas disputadas pelo Inter nesta temporada, iniciando 18 delas. Trazido ao Beira-Rio para ser o responsável da saída de bola da equipe e iniciar a construção dos ataques, suas atuações têm mostrado o contrário. Tanto que, em algumas oportunidades, o jogador ficou no banco de reservas para que Rodrigo Lindoso e Johnny fossem os titulares de Eduardo Coudet.
Representante colorado nas transmissões da Rádio Gaúcha e colunistas de GZH, Lelê Bortholacci, escreveu em sua coluna as falhas, observadas por ele, do argentino no clássico 428.
— A disputa pelo "prêmio" de pior em campo foi acirrada. Musto se esforçou bastante. Insistiu em passes para trás a maioria do tempo, chegando a servir até os atacantes do Grêmio, colocando-os de frente pro nosso gol em duas oportunidades. Para completar, conseguiu ser mais uma vez expulso no clássico, quando o time estava perdendo. Um horror completo — disse o torcedor.
Diogo Olivier, colunista de GZH e comentarista da Rádio Gaúcha, explica que o desempenho de Musto está muito abaixo da expectativa. Não só do torcedor colorado, da imprensa, mas também do técnico Eduardo Coudet, que indicou a contratação do atleta junto ao Huesca-ESP, para ser peça chave no meio campo.
— Ele foi contratado para ordenar a saída de bola e, em outro momento, somar-se à linha de meio-campo na transição. Não tem feito nada disso. Erra até passes laterais, aqueles que não são progressivos e, portanto, não deveriam implicar risco algum. Sua lentidão atrapalha todo o processo. No mano a mano, sofre e faz faltas de expulsão repetidamente. Não vive bom momento. Sair do time por algum tempo seria bom até para ele, para não comprometer a parte coletiva, que tem de vir acima de tudo — analisou.
Números de Musto na temporada 2020:
- 26 jogos de 36 disputados pelo Inter
- 18 como titular
- oito como reserva
- 65 minutos por partida
- um gol marcado
- oito cartões amarelos
- dois cartões vermelhos (Gre-Nal do 1º turno do Gauchão e Gre-Nal Brasileirão)