O histórico de cartões vermelhos no Inter tem chamado atenção, especialmente após terminar o jogo com um jogador expulso nas últimas três partidas (São Paulo, América de Cali e Grêmio). A estatística, porém, não é de agora: em 36 jogos na temporada, o time já recebeu 13 cartões vermelhos. Ou seja, precisa de menos de três jogos para ter um atleta mandado para a rua antes do apito final.
Este número é superior à média de expulsões dos times treinados por Eduardo Coudet. No Rosario Central, seu primeiro clube, foram 16 expulsões em 77 jogos. No Tijuana, quatro cartões vermelhos em 21 partidas. Já no Racing, última equipe antes de assumir o Inter, foram 14 expulsões em 73 jogos.
No Gre-Nal 428, disputado no sábado passado, mais uma vez o volante Damián Musto foi expulso. Foi o segundo cartão vermelho levado pelo argentino em 26 jogos com a camisa colorada. Após o jogo, ele pediu desculpa aos companheiros de equipe e aos torcedores e disse não ter tido a intenção de agredir o atleta rival:
— Quero esclarecer como foi o lance. Senti o Diego Souza me tocar por trás no lado esquerdo e que ele ia para o outro lado. O que fiz foi abrir o braço, não à altura do seu rosto. Abri para não deixá-lo passar. Por mais que se possa explicar, aconteceu novamente e assumo.
O jogador entende que seu histórico tenha pesado para a decisão do árbitro Raphael Claus.
— Sinto que a decisão foi um pouco rigorosa e que muito tem a ver com o meu antecedente, por outras coisas que aconteceram e a minha maneira de jogar — disse o volante.
De fato, Musto é um atleta conhecido por tomar muitos cartões. Sob o comando de Coudet, foi expulso seis vezes — duas pelo Inter, uma pelo Tijuana-MEX e três quando jogava no Rosario Central-ARG. Sobre o cartão no clássico do fim de semana, o treinador comentou na coletiva pós-jogo:
— É difícil fazer uma análise da expulsão. Temos de resolver essa questão (das expulsões), tem nos custado muito. Ter um homem a menos é difícil. Não é algo grave, trataremos de resolver da melhor maneira. É algo que temos de conversar com o grupo todo, não de maneira individual. É difícil manter a maneira de atuar com um jogador a menos, ainda mais jogando a cada três dias.
Portanto, uma coisa ficou clara: Coudet está incomodado com a quantidade de expulsões do time. O lateral-direito Heitor, que teve boa atuação no Gre-Nal, também falou sobre o tema e afirmou que o treinador tem falado sobre isso com os jogadores.
— Ele cobra bastante sim, mas a gente não percebe. No campo, temos algumas atitudes que não precisamos ter. De cabeça quente, nos deixamos levar. Precisamos corrigir isso o mais rápido possível, até para não prejudicar a nossa equipe — avaliou o garoto.
O número, claro, é prejudicado pelas incidências em Gre-Nais. Em apenas dois dos seis clássicos disputados neste ano nenhum jogador foi expulso. Em um confronto, houve oito expulsões (quatro de cada lado). Assim, mais da metade dos cartões vermelhos do Inter foram em confrontos com o Grêmio. Prova do peso do clássico e do desconforto colorado com a sequência negativa contra o maior rival.
Cartões dos times de Eduardo Coudet
Pelo Rosario Central
- 77 jogos
- 161 cartões amarelos (2,09 por jogo)
- 16 cartões vermelhos (0,2 por jogo)
Jogadores expulsos:
- 3 vermelhos – Damián Musto
- 2 vermelhos – Esteban Burgos
- 2 vermelhos – Lo Celso
- 2 vermelhos – Víctor Salazar
- 1 vermelho – José Luis Fernández
- 1 vermelho – Javier Pinola
- 1 vermelho – Rodrigo Battaglia
- 1 vermelho – Walter Montoya
- 1 vermelho – Paulo Ferrari
- 1 vermelho – Téo Gutiérrez
- 1 vermelho – Washington Camacho
Pelo Tijuana
- 21 jogos
- 60 cartões amarelos (2,85 por jogo)
- 4 cartões vermelhos (0,19 por jogo)
Jogadores expulsos:
- 1 vermelho – Damián Musto
- 1 vermelho – Alejandro Donatti
- 1 vermelho – Matías Aguirregaray
- 1 vermelho – Emanuel Aguilera
Pelo Racing
- 73 jogos
- 174 cartões amarelos (2,38 por jogo)
- 14 cartões vermelhos (0,19 por jogo)
Jogadores expulsos:
- 2 vermelhos – Ricardo Centurión
- 2 vermelhos – Augusto Solari
- 2 vermelhos – Leonardo Sigali
- 2 vermelhos – Matías Zaracho
- 1 vermelho – Renzo Saravia
- 1 vermelho – Lisandro López
- 1 vermelho – Diego González
- 1 vermelho – Alexis Soto
- 1 vermelho – Jonathan Cristaldo
- 1 vermelho – Nery Domínguez
Pelo Inter
- 36 jogos
- 89 cartões amarelos (2,47 por jogo)
- 13 cartões vermelhos (0,36 por jogo)
Jogadores expulsos:
- 2 vermelhos – Damián Musto
- 2 vermelhos – Zé Gabriel
- 1 vermelho – D'Alessandro
- 1 vermelho – Cuesta
- 1 vermelho – Edenílson
- 1 vermelho – Moisés
- 1 vermelho – Praxedes
- 1 vermelho – Saravia
- 1 vermelho – Patrick
- 1 vermelho – Pottker
- 1 vermelho – Leandro Fernández