A torcida do Inter viveu dias de apreensão enquanto o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, rondou o Beira-Rio com uma proposta para levar o meio-campista Edenilson. A tranquilidade só retornou quando a direção colorada não aceitou o que foi ofertado pelos árabes, que logo depois contrataram Bruno Henrique, do Palmeiras.
Coincidentemente, enquanto as tratativas se arrastavam e o jogador de 30 anos era assediado, seu desempenho e o do time tiveram uma queda. Desta forma, muitas especulações sobre o foco do atleta, que nesse período até herdou a braçadeira de capitão que vinha sendo de Victor Cuesta, acabaram surgindo.
Passado o período de instabilidade da equipe e do camisa 8, que tem contrato com o Inter até o final de 2022, Edenilson parece ter recuperado o bom futebol. Apontado como peça fundamental no esquema de Eduardo Coudet, o jogador de 30 anos foi autor de uma assistência para Thiago Galhardo, na vitória sobre o Bragantino, jogo que era pontado por muitos como sua provável despedida do clube.
Na sequência, já com a negociação com os árabes encerrada, ele teve que cumprir suspensão automática diante do Athletico-PR, mas voltou em alta performance na goleada contra o Sport, quando fez a jogada para o gol marcado pro Yuri Alberto. Para fechar, no jogo que deixou o Inter na liderança provisória do Brasileirão, ele abriu o caminho da vitória contra o Vasco, com um belo chute de fora da área.
Ausente nas últimas três partidas da Libertadores por conta da suspensão imposta pela Conmebol, após a confusão no Gre-Nal de 12 março, Edenilson voltará ao time colorado na próxima quinta-feira (22), em Santiago, contra a Universidad Católica, quando o Inter buscará garantir vaga nas oitavas de final da Libertadores.
Confira o desempenho de Edenilson em seus últimos três jogos pelo Inter:
Bragantino:
90 minutos jogados
1 assistência
67 toques na bola
41 passes certos em 47 tentativas (87%)
4 bolas longas certas em 6 tentativas
2 tentativas bem sucedidas de dribles
4 duelos ganhos no chão em 8 disputas
1 bola área vencida em 2 disputas
2 faltas sofridas
3 faltas cometidas
2 interceptações
Sport:
90 minutos jogados
1 assistência
83 toques na bola
59 passes certos em 71 tentativas (83%)
1 finalização para fora
2 bolas longas certas em 5 tentativas
2 tentativas bem sucedidas de dribles
4 duelos ganhos no chão em 10 disputas
1 bola área vencida em 3 disputas
2 desarmes
2 faltas cometidas
1 interceptação
1 drible sofrido
Vasco:
90 minutos jogados
1 gol
73 toques na bola
42 passes certos em 48 tentativas (88%)
2 finalizações no gol
3 bolas longas certas em 5 tentativas
0 dribles bem sucedidos em 3 tentativas
5 duelos ganhos no chão em 14 disputas
1 bola área vencida em 1 disputa
3 desarmes
4 faltas cometidas
2 faltas sofridas
3 interceptações
3 desarmes
1 drible sofrido
* Dados do SofaScore