Perto de a sacramentar a venda de Edenilson ao Al-Ittihad, da Arábia Saudita, o Inter poderá ganhar US$ 5 milhões (R$ 28,14 milhões), mas entregar um novo problema ao técnico Eduardo Coudet. Ao perder um titular de sua equipe, o treinador argentino precisará buscar um substituto de maneira imediata. Ao longo desta temporada, o volante desempenhou duas funções no sistema tático 4-1-3-2: atuando aberto pelo corredor direito e centralizado na linha de três do meio-campo.
Uma prévia deste quebra-cabeça poderá ser vista no domingo (11), já que Edenilson recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Bragantino e não poderá enfrentar o Athletico-PR pelo Brasileirão.
Para ter uma ideia das alternativas que o Colorado dispõe no seu próprio elenco, basta olhar as escalações mandadas a campo pela Libertadores enquanto o camisa 8 cumpria a suspensão imposta pela Conmebol por conta da briga no Gre-Nal da segunda rodada da fase de grupos.
Inter 4x3 América de Cali
No primeiro compromisso sem Edenilson, Coudet optou por manter a mesma estrutura tática, escalando Nonato por dentro da linha de três do meio-campo e abrindo Boschilia pela direita. O jovem meia, porém, acabou substituído aos 20 minutos do segundo tempo para a entrada do volante Johnny, que costuma atuar de maneira mais defensiva.
Enquanto esteve em campo, Nonato distribuiu 37 passes (com 94,9% de acerto), aparecendo de maneira tímida no ataque, com apenas uma finalização (bloqueada no meio do caminho). O jogador acertou somente um drible em três tentativas. Defensivamente, foi responsável por três desarmes e venceu cinco dos 16 duelos em que participou pelo chão.
Inter 0x1 Grêmio
Com Patrick lesionado, Coudet optou por deslocar Boschilia para o lado esquerdo e escalar Musto como primeiro volante — o que empurrou Lindoso para atuar de maneira mais adiantada, centralizado no meio-campo. Marcos Guilherme preencheu o corredor direito. No entanto, o meia-atacante foi pouco participativo, distribuindo apenas 14 passes (82,4% de acerto) e realizando uma finalização (para fora).
Defensivamente, venceu dois dos três duelos pelo chão em participou, efetuando um desarme e uma interceptação. Acabou substituído após o gol do Grêmio, aos 32 minutos do segundo tempo, quando D'Alessandro entrou em campo e melhorou o time colorado.
América de Cali 0x0 Inter
Na Colômbia, o técnico colorado mexeu bastante no time, escalando Praxedes pelo lado direito e Nonato por dentro. Os dois acabaram substituídos no decorrer da partida.
Praxedes deixou a equipe ainda no intervalo para a entrada de Boschilia. Distribuiu apenas oito passes (80% de acerto), sem ter concluído a gol. Acertou um cruzamento ou lançamento. Defensivamente, porém, contribuiu com um desarme e duas interceptações.
Já Nonato, que permaneceu em campo até os 18 minutos da segunda etapa, deu 18 passes (81,8% de acerto) e acertou o único drible que tentou. Atrás, ajudou com quatro desarmes e uma interceptação. Deixou o gramado logo após a expulsão de Leandro Fernández, dando lugar a Musto.