O Inter está mais confiante na volta do Campeonato Gaúcho ao final de julho, conforme estipulado no protocolo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF). O principal motivo é a visita do secretário de Esporte e Lazer do Estado ao CT do Parque Gigante, na quinta-feira (18). Os dirigentes colorados acreditam que Francisco Vargas Neto será um aliado dos clubes nas discussões com o governo sobre a retomada do futebol.
— O secretário gostou muito do protocolo do Inter e está trabalhando muito para que o futebol volte a acontecer. Estou confiante que ele será um aliado dos clubes para fazer o futebol voltar dentro dos protocolos (da FGF) — afirma o vice-presidente do Conselho de Gestão do Inter, João Patrício Herrmann.
A visita de Vargas Neto reverte o sentimento de pessimismo que havia até então. Após a região de Caxias do Sul ter sido classificada como "bandeira vermelha", no modelo de distanciamento controlado do governo no combate à pandemia, a direção colorada passou a considerar difícil a retomada ao final de julho ou no início de agosto. Agora, a confiança aumentou.
No protocolo enviado às autoridades, a FGF propõe a volta do Gauchão no dia 19 de julho, utilizando apenas estádios da região metropolitana de Porto Alegre e de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pelotas. Os jogos serão todos com portões fechados e haverá diversas medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus.
Falta, porém, o aval do governador Eduardo Leite.