Meses depois de deixar o Inter em 2011, Rafael Sobis foi emprestado pelo Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, para o Fluminense. Em novembro daquele ano, o atacante pisaria mais uma vez no gramado do Estádio Beira-Rio, mas desta vez vestindo a camisa do adversário. Junto com Abel Braga e Edinho, o jogador foi saudado por cerca de 38 mil colorados antes da partida.
Mas as amenidades não duraram muito. Logo que o jogo começou, no primeiro toque na bola de Sobis, o Beira-Rio veio abaixo com vaias ao atacante. O Inter, empurrado pela torcida, tentou abrir o placar, mas a bola não entrava. Aos 17 minutos, o ex-colorado recuperou a bola, tocou para Deco, que largou para Rafael Moura, fazer o primeiro gol da partida.
Oscar empatou para os colorados, mas ainda nos acréscimos do primeiro tempo Sobis deu números finais à partida. O atacante recebeu um lançamento de Deco e bateu de pé esquerdo para o fundo das redes de Muriel. Em respeito ao antigo clube, Sobis não comemorou o gol que deu a vitória aos cariocas.
Depois de deixar o clube carioca, o atacante foi atuar no México, pelo Tigres, e eliminou o Inter da Libertadores de 2015. A experiência no Exterior durou apenas um ano e meio e o jogador retornou ao Brasil para jogar pelo Cruzeiro, de onde voltou para o Inter, ficando toda temporada de 2019 em Porto Alegre. Atualmente, defende o Ceará.