Depois que Fernandão deixou o Inter em 2008 nenhum torcedor colorado esperava que os caminhos do atacante e do clube iriam se cruzar novamente. Quisera o destino que o jogador voltasse ao Beira-Rio algumas outras vezes. Na primeira, pelo Goiás, entrou em campo entre aplausos e vaias e, sob pressão ou não, foi expulso aos 13 minutos do primeiro tempo na derrota do time goiano por 4 a 0.
Na segunda, quiseram as circunstâncias, em 2010, quatro anos depois da conquista da Libertadores, Fernandão voltasse a casa dos colorados defendendo o São Paulo, equipe derrotada na final da competição sul-americana anos antes.
Nos 90 minutos em que ficou dentro de campo, mesmo defendendo o adversário, foi aclamado pela torcida colorada. Vitória paulista por 2 a 0, Hernanes marcou o primeiro e Fernandão deu números finais à partida, marcando pela primeira vez com a camisa do Tricolor Paulista.
— Gostaria de agradecer os torcedores que gritaram meu nome aqui. Todo mundo sabe o carinho que tenho pelo Inter. Vivi grandes emoções e tenho todo um passado aqui dentro. Mas, acima de tudo, fui comemorar o meu gol. Já tinha feito dois grandes jogos, mas não tinha marcado ainda. Hoje conseguir fazer o gol — disse à época, após a partida.
Meses depois, Fernandão voltaria a enfrentar o Inter pelo São Paulo, mas dessa vez pela semifinal da Libertadores daquele ano. Felizmente para os colorados o final foi outro, com o time gaúcho avançando para a final contra o Chivas, do México, e posteriormente sendo bicampeão da competição.