O título da Copa São Paulo de juniores, conquistado pelo Inter em janeiro de 2020, ajudou a direção a executar o plano de dar mais oportunidades aos garotos da base. Quando o futebol for retomado, após a pandemia de coronavírus, o técnico Eduardo Coudet terá à disposição no total pelo menos cinco jovens que participaram da conquista no início do ano.
Já estão no grupo principal os zagueiros Carlos Eduardo e Pedro Henrique, os meias Praxedes e Cesinha e o atacante Guilherme Pato. É possível que, em virtude do calendário apertado, mais garotos sejam promovidos quando os jogos forem reiniciados.
Dos cinco jovens, apenas Cesinha, 19 anos, ainda não foi aproveitado em partidas do time principal. Meia armador e elogiado pela qualidade do passe, o atleta é vinculado ao Três Passos e está emprestado ao Inter até dezembro de 2020. O Colorado tem a opção de compra de 50% dos direitos econômicos ao final do período.
Entre os demais atletas, o que mais ganhou espaço é o meia Praxedes, 18 anos. O jogador entrou no decorrer de quatro jogos do Gauchão e também na vitória por 3 a 0 sobre a Universidad Catolica, pela Copa Libertadores. Já o atacante Guilherme Pato, 19 anos, foi titular na vitória por 2 a 0 sobre o Brasil-Pel, no dia 8 de março, e entrou em outras duas partidas do Estadual.
O caso do zagueiro Pedro Henrique é singular. O atleta de 19 anos participou da primeira fase da Copa São Paulo, mas não ficou com o grupo até a conquista do título. Antes da fase mata-mata, foi chamado por Eduardo Coudet para atuar no Gauchão. Foi titular em três jogos e entrou em outro. Já o parceiro de zaga Carlos Eduardo, 19 anos, participou de uma partida, na condição de substituto.
Entre os campeões da Copinha que estão cotados para serem chamados pelo técnico, argentino após a retomada do futebol, estão o lateral-esquerdo Leonardo e o atacante Matheus Monteiro.