O Inter entra em campo nesta terça-feira (4), às 18h, contra a Universidad de Chile, pela Libertadores, com o objetivo de manter o bom retrospecto contra equipes chilenas em competições oficiais. Até o momento, foram oito jogos disputados. O Colorado obteve quatro vitórias, três empates e apenas uma derrota.
Os primeiros confrontos foram válidos pela Copa Sul-Americana. Em 2008, ano em que conquistou a competição, o Inter enfrentou a Universidad Católica nas oitavas de final do torneio. No Chile, empate em 1 a 1. No jogo de volta, no Beira-Rio, um 0 a 0 que classificou o clube gaúcho para a fase seguinte por conta do critério do gol marcado fora de casa.
No ano seguinte, o adversário foi a Universidad de Chile. Também na fase de oitavas de final, o Inter empatou no confronto de ida, em casa, por 1 a 1. Na partida de volta, a única derrota para os chilenos em partidas oficiais. Com o 1 a 0 da La U, o Colorado foi eliminado da competição.
O primeiro duelo pela Libertadores foi contra o mesmo adversário deste ano. Em 2015, pela fase de grupos, o time colorado, treinado por Diego Aguirre, venceu as duas partidas contra La U. Uma goleada por 4 a 0, em Santiago, seguido de um 3 a 1 no Beira-Rio.
Em 2019, foi a vez de o Palestino aparecer no caminho dos gaúchos. Outra vez na fase de grupos, o Colorado obteve duas vitórias. Na estreia do Inter na competição, a equipe foi até o Chile e venceu por 1 a o, com gol de Rafael Sobis. No Beira-Rio, um vitória por 3 a 2, com dois gols de Guerrero e um de Patrick.
Confira o histórico de confrontos do Inter contra chilenos:
Copa Sul-Americana 2008 (oitavas)
Universidad Católica 1x1 Inter
Inter 0x0 Universidad Católica
Copa Sul-Americana 2009 (oitavas)
Inter 1x1 Universidad de Chile
Universidad de Chile 1x0 Inter
Libertadores 2015 (fase de grupos)
Inter 3x1 Universidad de Chile
Universidad de Chile 0x4 Inter
Libertadores 2019 (fase de grupos)
Palestino 0x1 Inter
Inter 3x2 Palestino