A ruptura que o Inter busca com Eduardo Coudet é tão grande que até no gol pode haver mudança. A equipe abre 2020 sem a garantia de que Marcelo Lomba, que fechou 2018 e 2019 como titular, seguirá como o dono da posição. Com a renovação de contrato de Danilo Fernandes, a esperança em Daniel e a ascensão de Keiller, a temporada colorada começará com o debate de quem deve ficar embaixo das traves.
Ainda não há definição sobre possíveis mudanças, mas a ideia é de "zerar" a disputa e deixar todos em condições iguais, para que o novo técnico decida quem será o goleiro titular. Não há, internamente, planos de fazer modificações drásticas, o entendimento é de que a posição está bem servida. Apesar disso, se for necessário alterar, o Inter garante que qualquer nome escolhido por Coudet está pronto para assumir o lugar.
Titular há um ano e meio, Lomba foi reserva em 2016, 2017 e no primeiro semestre de 2018. Contratado quando Danilo Fernandes se lesionou, ganhou oportunidades, mas sem fixar-se na posição. A consolidação só veio em julho de 2018, quando o camisa 1 rompeu o tendão do ombro direito. A sequência foi boa para Lomba, que ganhou o prêmio de melhor goleiro do Brasileirão daquele ano e manteve a condição de titular na temporada seguinte.
O 2019 também foi de alto nível. Lomba esteve em campo em 66 partidas, virou segundo capitão a partir da lesão de Rodrigo Dourado, que devolveu a D'Alessandro a faixa. A marca negativa foi a expulsão no Gre-Nal do Brasileirão, mas, mesmo assim, quando voltou ao time, seguiu aplaudido pelos torcedores e prestigiado por dirigentes, companheiros e treinadores. Ao todo, soma 119 aparições.
A segurança de Lomba, porém, não impediu o clube de estender o vínculo com Danilo. O interesse do goleiro em permanecer em Porto Alegre e o desejo da direção de contar com o atleta prevaleceram nas negociações que ampliaram seu contrato para o final de 2021. Aos 31 anos, o goleiro de 111 jogos com a camisa colorada vai para sua quinta temporada no CT Parque Gigante.
— Marcelo Lomba e Danilo são do mesmo nível, com posicionamento, saída de gol, postura e saída com os pés. Quando termina bem o ano, tem de voltar como titular, mesmo sabendo do crescimento do reserva em alguns jogos. A posição precisa ser mantida até que demonstre que não está mais correspondendo à altura. Aí, sim, tem de dar oportunidade para o outro — entende o ex-goleiro colorado Ademir Maria.
Mas além de Lomba e Danilo, há mais um goleiro que pede passagem no Beira-Rio, pelo menos para receber mais oportunidades. Daniel, que tem 25 anos, 1m88cm e contrato até final de 2021, é considerado uma joia. Recebe elogios variados no Beira-Rio, mas não ganha sequência. Sua fama é de ser ágil e ter bom posicionamento.
Existe a expectativa de Daniel aparecer mais em 2020. A dificuldade, porém, será decidir o melhor momento para isso. Como o time já abrirá o ano com decisões nos mata-matas da fase preliminar da Libertadores, a tendência é a de que Lomba saia na frente. Mas não está descartado que algum deles possa ser incluído em negociação: o Inter deixa claro que não tem dinheiro para contratar jogadores, então usar um dos goleiros de qualidade em troca-trocas com outros clubes poderia ser uma alternativa viável para buscar reforços em posições mais carentes. O tema ainda não recebeu atenção especial, mas é preciso ficar de olho nos primeiros dias da pré-temporada.
MARCELO LOMBA
- 33 anos
- 1m87cm
119 jogos
100 gols sofridos
DANILO FERNANDES
- 31 anos
1m87cm
111 jogos
88 gols sofridos
DANIEL
- 25 anos
1m88cm
8 jogos
5 gols sofridos