A saída Iago deixou uma lacuna no time do Inter durante o segundo semestre de 2019. Sem o garoto, vendido para o Augsburg, da Alemanha, por R$ 22 milhões, o Colorado teve Uendel, Zeca e Natanael se alternando na posição sem nenhum se firmar como dono do posto. Até mesmo o garoto Erik recebeu chances — poucas, é verdade — no setor.
Primeiro escolhido para substituir Iago, Uendel não deu conta do recado e terminou o ano em atrito com a torcida. Nos jogos finais da temporada, o Beira-Rio virava quase todo em vaias quando o nome do camisa 6 era anunciado nos alto-falantes. Ele, ao todo, disputou 38 partidas em 2019 sem marcar nenhum gol e com três assistências — duas no Brasileirão e uma na Copa do Brasil.
A insistência em Uendel, aliás, marcou a reta final do trabalho de Odair Hellmann. No jogo que decretou a demissão do treinador, o camisa 6 cometeu o pênalti que originou o gol da derrota de 1 a 0 para o CSA.
Logo após a saída do técnico, Zeca ganhou oportunidades por ali. O lateral, que iniciou o ano no lado direito da defesa, atuou sete vezes pela esquerda sem mostrar nem de longe o desempenho que o levou à seleção brasileira olímpica. Já Natanael, contratado no meio do ano após a saída de Iago, teve a possibilidade de uma sequência de jogos atrapalhada por lesões. Ele disputou apenas sete partidas, sem mostrar um rendimento que animasse a torcida.
O desempenho insuficiente dos laterais-esquerdos faz com que a direção do Inter busque um atleta para a posição para 2020. Moisés, do Bahia, é nome mais forte no momento. O jogador, de 24 anos, com passagens por clubes como Corinthians e Botafogo, disputou 30 partidas no Campeonato Brasileiro. Mesmo sem ter marcado nenhum gol, o lateral-esquerdo teve um rendimento considerado satisfatório ao longo da competição.
— Moisés é um lateral-esquerdo com experiência na Série A, com passagens por Corinthians e Botafogo, por exemplo, antes de ser jogador do Bahia. É um atleta de vigor físico, porém deixa um pouco a desejar em alguns critérios técnicos — analisa Michel Corbacho, comentarista da Rádio Excelsior, da Bahia.
Outros nomes que aparecem na mira do Inter para a lateral esquerda são os de Guilherme Arana e Jorge. Arana pertence ao Sevilla, mas está emprestado à Atalanta. O jogador, no entanto, tem tido poucas oportunidades — disputou apenas quatro partidas e manifestou o desejo de deixar o clube italiano. Já Jorge teve o empréstimo ao Santos encerrado e deve retornar ao Monaco. O interesse do clube francês em Bruno Fuchs pode ser uma opção para o negócio.
— O Inter vai contratar um lateral-esquerdo. A direção sabe que precisa de um jogador físico para a função para se adequar ao estilo de Eduardo Coudet — observa o colunista de GaúchaZH Leonardo Oliveira.
Contratos longos
Além de contratar, a direção do Inter terá de achar uma forma de se desfazer de alguns dos laterais do elenco. Entre Natanael, Uendel e Zeca, a tendência é de que apenas um siga para 2020. O problema é que os três têm contratos com o clube até pelo menos o final do ano que vem.
Uendel e Zeca são jogadores considerados com mercado. No começo de 2019, Uendel interessou ao Corinthians, mas o Inter optou por mantê-lo em razão da intenção de negociar Iago na janela de meio de ano. Já Zeca pode virar moeda de troca para chegada de outros atletas. Por ter tido poucas chances e um contrato até o final de 2022, é possível que Natanael receba novas chances no ano que vem.
Erik
Um dos nomes do time sub-23 que ganhou o Brasileirão de Aspirantes, Erik recebeu somente duas oportunidades na equipe principal do Inter durante a temporada de 2019. Com apenas 18 anos, o jogador é visto com grande potencial para o futuro. O lateral-esquerdo, que inicialmente atuava no meio-campo, destaca-se pela qualidade técnica e por bater bem na bola.
Os laterais-esquerdos do elenco
Uendel (31 anos) em 2019
- 38 jogos
- 0 gol, 3 assistências
- Contrato até o final de 2020
Natanael (28 anos) em 2019
- 7 jogos em 2019
- 0 gol, 0 assistência
- Contrato até dezembro de 2022
Zeca (25 anos) em 2019
- 37 jogos (7 como lateral esquerdo)
- 0 gol, 0 assistência
- Contrato até junho de 2022
Erik (18 anos)
- 2 jogos
- 0 gol, 0 assistência
- Contrato até o final de 2021
Os alvos
Moisés (24 anos), do Bahia
- 55 jogos em 2019
- 2 gols, 4 assistências
Jorge (23 anos) – do Monaco, atuou pelo Santos por empréstimo
- Em 2019 pelo Santos: 35 jogos
- 2 gols, 2 assistências
Guilherme Arana (22 anos) - Atalanta
- Na atual temporada europeia: 4 jogos
- 0 gol, 0 assistência